Editorial

Lívia Fialho Costa

Resumo


Facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos diferentes espaços públicos é uma proposta que parte de um entendimento bastante recente, resultante de leis, decretos e de demandas dos próprios deficientes que dão visibilidade política à causa como um todo. Barreiras arquitetônicas, comunicacionais, pedagógicas ou atitudinais marcam o cotidiano das cidades, das escolas, dos museus, das universidades. Esta realidade vem sendo questionada e modificada a partir da compreensão segundo a qual essas barreiras são formas de discriminação contra as pessoas com deficiência. São avanços significativos e que requerem mais reflexões sobre a experiência com a deficiência e o olhar dos especialistas. Compreender a deficiência é investigar o contexto que a faz emergir como uma dificuldade social reforçada pelas instituições públicas. Barreiras sociais não apenas comprometem o acesso aos direitos cidadãos, como também reforçam o preconceito, produzindo exclusão e segregação. Esta perspectiva compreende, portanto, a deficiência como um problema da sociedade, ao apontar para as barreiras sociais e não apenas para as dificuldades ou limitações individuais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p11

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e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

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