Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa.

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias da informação e comunicação, lingua inglesa - aprendizagem

Resumo

A abordagem construcionista tem fundamentadoa realização de pesquisas acerca das tecnologias dainformação e comunicação (TIC) como ferramentaspedagógicas potencializadoras do processo de construçãode conhecimento. Diante disso, esta pesquisaenfoca a formação continuada de um grupo de professoresde inglês para o uso pedagógico da Internet.Formulou-se a seguinte questão problematizadora: Épossível criar um espaço colaborativo para professoresde Língua Inglesa para o estudo e a pesquisa das potencialidades da Internet no ensino e na aprendizagem desse idioma? Implementou-se um curso deextensão para professores de inglês da rede públicade ensino da cidade de Cascavel, no Paraná. Foram realizadas ações pedagógicas (presencial e a distância)para o estudo, a pesquisa, a análise e a reflexão de 17professores sobre as limitações e as possibilidades de construção de conhecimento por meio da ferramentaInternet. Os dados da pesquisa revelaram que o conhecimento(operacional e pedagógico) dos professores éinsuficiente para promover mudança na prática como uso da Internet como ferramenta de aprendizagem.Revelam ainda dois grupos de professores: o primeiro apresentou maior resistência em refletir sobre a prática e incorporar a Internet como ferramenta pedagógica.

O segundo, no entanto, apresentou maior reflexão e interesse em vislumbrar práticas inovadoras para a aprendizagem de Inglês com a Internet. Por fim, a pesquisa possibilitou a criação de um espaço formativo em que os professores participaram de estudos,práticas e reflexões acerca do uso da Internet como ferramenta de aprendizagem de inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Letras Português e Inglês pela UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) atua como professora colaboradora no Curso de Pedagogia nessa mesma universidade.

Publicado

2013-08-12

Como Citar

BALADELI, A. P. D. Desafios na formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/408. Acesso em: 28 mar. 2024.