Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA

Autores

  • Dinalva de Jesus Santana Macêdo Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marcos Luciano Lopes Messeder Universidade do Estado da Bahia.Departamento de Educação
  • Delcele Mascarenhas Queiroz Universidade do Estado da Bahia- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Práticas curriculares, Relações étnico-raciais, Interculturalidade

Resumo

Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogar
com o universo sociocultural dos alunos

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Biografia do Autor

Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEDUC/UNEB). Professora Adjunta da UNEB

Marcos Luciano Lopes Messeder, Universidade do Estado da Bahia.Departamento de Educação

Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Lumière Lyon 2 – França. Professor Adjunto do Departamento de
Educação da UNEB

Delcele Mascarenhas Queiroz, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da UNEB

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

MACÊDO, D. de J. S.; MESSEDER, M. L. L.; QUEIROZ, D. M. Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 103–118, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944. Acesso em: 28 mar. 2024.