Abertura das práticas da intenvenção social ao território

um dispositivo de pesquisa e formação

Autores

  • Izabel Galvão Universidade Paris 13/Nord
  • Christine Delory-Momberger Universidade Paris 13/Nord
  • Jean-Claude Bourguignon Universidade Paris 13/Nord
  • Jean-Jacques Schaller Universidade Paris 13

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Palavras-chave:

Biografização. Escrita. Políticas sociais. Reflexividade. Sentido

Resumo

Este artigo relata aspectos de uma pesquisa-ação-formação realizada junto a entidades sociais situadas no interior da França. A pesquisa teve o duplo objetivo de investigar as possibilidades de maior abertura das práticas de intervenção aos

recursos dos territórios e às demandas de seus habitantes, e de promover a reflexão dos profissionais sobre o sentido de suas ações. O artigo situa esta problemática no contexto das políticas sociais atuais e destaca a originalidade do dispositivo criado, descrevendo suas etapas e modalidades formativas. Por meio da análise dos enunciados dos profissionais envolvidos, mostra como a experiência de pesquisa por eles realizada provocou um deslocamento que favoreceu mudanças na postura e práticas profissionais, e como a prática do registro escrito e do trabalho coletivo representaram meios privilegiados de desenvolvimento da reflexividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Galvão, Universidade Paris 13/Nord

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora na Universidade Paris 13/Nord. Pesquisadora noCentro Interuniversitário EXPERICE

Christine Delory-Momberger, Universidade Paris 13/Nord

Doutora em Educação pela Universidade Paris 8/Vincennes. Professora na Universidade Paris 13/Nord. Vice-diretora doCentro Interuniversitário EXPERICE. Presidente da ASIVHIF. Diretora da revista internacional de pesquisa biográfica

Le sujetdans la cité.

 

.

 

 

Jean-Claude Bourguignon, Universidade Paris 13/Nord

Adido linguístico. Professor na Universidade Paris 13/Nord. Secretário de redação de

 Le sujet dans la cité.

 

Jean-Jacques Schaller, Universidade Paris 13

Doutor em sociologia pela Ecole en Hautes Etudes en Sciences Sociales/EHESS. Professor na Universidade Paris 13.Pesquisador no Centro Interuniversitário EXPERICE. Diretor do Master

Politiques sociales, territoires et stratégies de direction da Paris 13.

Referências

Chauvière , Michel. Qu’est-ce que la “chandalisation”? Informations Sociales, Paris, n. 152, p. 128-134,

Cifali , Mireille; André , Allain. Ecrire l’expérience: vers la reconnaissance des pratiques professionnelles.Paris: PUF, 2007.

Delory -Momberger , Christine. Histoire de vie et recherche biographique en éducation. Paris: Anthropos,2005.

Ion , Jacques. Travailleurs sociaux, intervenants sociaux: quelle identité de métier? Informations Sociales, Paris,

n. 152, p. 136-142, 2009.

Latour , Bruno. Changer de société: efaire de la sociologie. Paris: La Découverte, 2006.

Lhulier , Dominique. Travail du négatif: travail sur le négatif. Education Permanente, Paris, n. 179, 2009-2,p. 39-57, 2009.

Mannoni , Maud. La théorie comme fiction. Paris: Seuil, 1979.

Mias , Christine. L’autobiographie raisonnée, outil des analyses de pratiques en formation. L’Orientation Scolaire

et Professionnelle, Paris, n.34-1, 2005. Disponível em: <http://osp.revues.org/index 538.html>. Acesso em: 28

set. 2009.

Olson , David. L’univers de l’écrit: comment la culture écrite donne forme à la pensée. Paris: Retz, 1998.

Reuter , Yves. Analyser les problèmes de l’écriture de recherche en formation. Pratiques, Metz, n. 121-122, p.

-27, 2004.

Schaller , Jean-Jacques. Entre verticalité et horizontalité: une question pour l’évaluation des politiques sociales.

In: Biarnès Jean; Delory -Momberger Christine (Orgs.). L’acteur social: le sujet et l’évaluation des politiques

sociales. Nantes: Pleins Feux, 2006. p.37-51.

Sencébé , Yves. Déclin(aisons) de l’appartenance dans les territoires de l’individualisme et de la mobilité. In:

Filippova E.; Guérin-Pacé F (Orgs.). Les lieux qui nous habitent: identité des territoires, territoires des identités.

Paris: L’aube/INED, 2008.

Publicado

2013-08-06

Como Citar

GALVÃO, I.; DELORY-MOMBERGER, C.; BOURGUIGNON, J.-C.; SCHALLER, J.-J. Abertura das práticas da intenvenção social ao território : um dispositivo de pesquisa e formação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/382. Acesso em: 29 mar. 2024.