Emmanuel Levinas: educação e interpelação ética

Autores

  • Antonio Sidekum Universidad Centroamericana José Simeón Cañas-El Salvador

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação a partir do pensamento de E. Levinas. O pensamento ético de Emmanuel Levinas abre novos horizontes edelineia novos caminhos na reconstrução de utopias para a História contemporânea.O que durante a Modernidade chegou ao fórum de uma subjetividade absoluta é aconstituição de um ideário que vem se desenvolvendo desde o cogito de Descartes e tem seu idealismo máximo em Kant. Essa perspectiva do ego absoluto é classificada por Levinas como egolatria. Da filosofia da alteridade de Levinas derivamos um humanismo e novos conceitos de educação. De Levinas recebemos a interpelação ética,conceito fundamental para uma nova compreensão da educação. A ética de Levinas possibilita o desenvolvimento de perspectivas da práxis libertadora pela educação.Na relação inter-humana, o Outro não é um objeto exposto a ser contemplado,nem tampouco um objeto de conhecimento a ser tematizado, mas ele é um rosto que inquieta, obriga, exige, ordena, enfim, sacode eticamente o eu exigindo-lhe responsabilidade. Educar para a responsabilidade significa sair do estado de indiferença frente às injustiças sofridas pelo Outro, questionar a espontaneidade da liberdade como princípio primordial da consciência moral e escutar a palavra que vem do Outro.

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Biografia do Autor

Antonio Sidekum, Universidad Centroamericana José Simeón Cañas-El Salvador

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1972), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Filosofia - Universitat Bremen (1993), e Pós-Doutorado em Ética na Universidade Leipizig, Alemanha. Atualmente é professor visitante na Universidad Centroamericana José Simeón Cañas-El Salvador, professor de ética e alteridade e Diretor-Chefe da Editora Nova Harmonia.

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Publicado

2013-06-22

Como Citar

SIDEKUM, A. Emmanuel Levinas: educação e interpelação ética. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/328. Acesso em: 19 abr. 2024.