APRESENTAÇÃO

Autores

  • Elizeu Clementino de Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Lynn Alves Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O número temático 46 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade centra-se na discussão e sistematização de pesquisas sobre Educação e Saúde. Os textos apresentados no dossiê discutem conceitos, aproximações e experiências formativas que constroem interfaces entre educação e saúde com ênfase nos processos de aprendizagens implicados nas relações saúde-doença, educação terapêutica do paciente, práticas interdisciplinares no campo da saúde e suas interfaces com a educação, abordagem das relações entre médico-paciente, quadros clínicos, doenças crônicas, aprendizagens experienciais com a doença, medicamentos, processos de adesão, cuidado e cura. Outra vertente temática abordada no dossiê volta-se para as análises concernentes a experiências educativas em espaços hospitalares e clínicos mediadas pelas tecnologias digitais, a partir de abordagens multirreferenciais sobre cuidado-saúde-doença, narrativas de pacientes e também processos inventivos e tecnológicos que vêm sendo produzidos com o objetivo de oferecer outras possibilidades de diagnóstico, intervenção e tratamento para construir sentidos e aprendizagens diferenciadas com a doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professor Titular da niversidade do Estado da Bahia, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), foi Secretario Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2011/2013) e Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE, membro e sócio fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (CIRBE) e da Associação Intermacional Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (2008-2014) e atualmente é Tesoureiro (2014-2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação.

Lynn Alves, Universidade do Estado da Bahia

Lynn Rosalina Gama Alves, atualmente Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia e professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança - Mirandela - Pt. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre Cultura digital e suas interfaces, especialmente sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, mobilidade e educação.

Como Citar

SOUZA, E. C. de; ALVES, L. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 46, p. 19–23, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2716. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>