ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Elci Schroeder Lucachinski Rede Municipal de Educação de Chapecó-SC.
  • Celso Francisco Tondin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234

Palavras-chave:

Deficiência, Alfabetização, PNAIC, Desigualdades, Diversidade

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução das
desigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação propor-cionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desse
programa. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nos
modos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualda-des decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia de
redimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.

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Biografia do Autor

Elci Schroeder Lucachinski, Rede Municipal de Educação de Chapecó-SC.

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora da Rede Municipal
de Educação de Chapecó-SC. Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas
Educativas (Unochapecó).

Celso Francisco Tondin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Doutor em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Grupo de Pesquisa
Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó

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Como Citar

LUCACHINSKI, E. S.; TONDIN, C. F. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 217–234, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296. Acesso em: 19 abr. 2024.