FAMÍLIAS, MASCULINIDADES E RACIALIDADES NA ESCOLA: PROVOCAÇÕES QUEER E DECOLONIAIS

Autores

  • Marcio Caetano Universidade Federal do Rio Grande
  • Paulo Melgaço da Silva Junior Rede Básica de Educação do Município de Duque de Caxias
  • Treyce Ellen Silva Goulart Universidade Federal do Rio Grande -FURG

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p127-143

Palavras-chave:

Currículo, Decolonialidade, Arranjos familiars, Raça, Masculinidades

Resumo

O presente artigo discute, a partir das contribuições dos Estudos Decoloniais e Queer, os modos pelos quais estudantes do 6º ano de uma escola pública da periferia de Duque de Caxias, cidade localizada na Baixada Fluminense, Região do Estado do Rio de Janeiro, construíram e vivenciaram seus arranjos familiares, ressignificando cotidianamente as expectativas sexuais e raciais, a maternidade e a paternidade. Com
essa investigação, a partir do método da pesquisa-ação, objetivou-se problematizar as noções de família, trazendo à tona a necessidade de reconhecer outras possibilidades.
Com os dados que subsidiaram a análise, produzidos nos encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”, buscou-se questionar os currículos com vistas a interrogálos sobre os discursos que produziram modos de subjetivação e ensinaram formas heteronormativas, comple-mentares e assimétricas de projeção das identidades sexuais fortemente atravessadas pelas expectativas em torno à(s) masculinidade(s) negra(s).

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Biografia do Autor

Marcio Caetano, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Adjunto III no Instituto de Educação da
Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Líder do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades,
Currículos e Culturas (FURG).

Paulo Melgaço da Silva Junior, Rede Básica de Educação do Município de Duque de Caxias

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da rede básica de educação do município de Duque de Caxias e do estado do Rio de Janeiro

Treyce Ellen Silva Goulart, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora do Nós do Sul: Laboratório de Estudos
e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas (FURG).

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Como Citar

CAETANO, M.; SILVA JUNIOR, P. M. da; GOULART, T. E. S. FAMÍLIAS, MASCULINIDADES E RACIALIDADES NA ESCOLA: PROVOCAÇÕES QUEER E DECOLONIAIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 127–143, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p127-143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2290. Acesso em: 23 abr. 2024.