Educação popular e pedagogia social:diálogo singular e experiência plural

Augusto Cesar Rios Leiro, Cândida Andrade de Moraes, Vanessa Ribeiro dos Santos

Resumo


Considerando o contexto contemporâneo brasileiro, propício a diferentes e novas
práticas de educação social, este artigo busca refletir sobre a relevância histórica e política da educação popular e seu entrecruzamento teórico com a pedagogia social.
Neste sentido, são apresentadas singularidades da educação socialmente referenciada, tomando duas experiências investigativas de abordagem qualitativa como inspiração.
O estudo de caso na perspectiva contrastiva presidiu a metodologia das experiências em tela e a análise de conteúdo, a partir das entrevistas com educadores sociais, constituiu-se em fonte empírica privilegiada. A pedagogia social é abordada como um constructo teórico e como categoria substantiva no campo da educação. A influência da educação popular nas práticas produzidas nos contextos da pedagogia social evidenciam uma estreita relação e favorecem o reconhecimento do legado freireano; as relações entre educadores e educandos; a construção de práxis educativas implicadas às comunidades; a formação continuada comprometida com a emancipação dos sujeitos e a superação das desigualdades sociais. A presente escrita edifica uma nova
síntese dos estudos desenvolvidos, em que a educação popular e a pedagogia social promovem experiências formativas significativas, no âmbito da educação social, e expressa o relevo desse campo de estudo como dimensão fundante de uma educação que acolhe os sujeitos na sua diferença.


Palavras-chave


Educação popular. Pedagogia social. Práticas pedagógicas. abstract

Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular?São Paulo: Brasiliense, 2007.

CALIMAN, Geraldo. Pedagogia social de rua: entre acolhida e formação. In: SOUZA NETO, J. C.; NASCIMENTO, M. L. (Org.). Infância: violência, instituições e políticas públicas. São Paulo: Expressão e Arte, 2006. p. 167-178.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.

CARO, Sueli Maria Pessagno. Educação social: uma questão de relações. In: SOUZA NETO, J. C.; SILVA, R.;

MOURA, R.. Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte, 2011. p. 132-139.

FREIRE, Paulo; BETTO, Frei. Essa escola chamada vida. Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho. 4. ed. São Paulo: Ática, 1986. (Série Educação em Ação).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

_. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LEIRO, Augusto C. Educação e mídia esportiva: representações sociais das juventudes. 2004. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

MACHADO, Evelcy. M. Contexto sócio-educacional no estado do Paraná: formação pedagógica e análise do trabalho do pedagogo na área social. 1998. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências

da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 1998.

MACHADO RIBAS, Érico. O desenvolvimento da pedagogia social sob a perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e Espanha. 2014. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade

de São Paulo, São Paulo, 2014.

MORAES, Cândida Andrade de. Por uma pedagogia social: práticas pedagógicas em escolas para jovens em situação de privação de liberdade. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2011.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 2003. (Coleção Análise Social).

PAIVA, Jacyara Silva de. Compreendendo as vivências e experiências produzidas na educação social de rua:

desvelamentos pertinentes ao educador social de rua. 2011. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

SANTOS, Vanessa Ribeiro. O lugar da pedagogia social na formação e práxis de educadores: um estudo de caso. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

SILVA, Roberto da. Os filhos do governo. São Paulo: Ática, 1998.

SOUZA NETO, J. C.; SILVA, R.; MOURA, R. (Org.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão & Arte, 2009.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: xpressão Popular, 2011. (Coleção Pensamento Social Latino Americano).




DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

  Indexadores:

       

      

   

      

 

  Localização dos Acessos:


 

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0