O MUNDO DA RUA EDUCA: PROCESSOS EDUCATIVOS DA POPULAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE SÃO CARLOS–SP

Sara Ferreira de Almeida, Maria Waldenez Oliveira

Resumo


O artigo traz resultados de pesquisa acerca dos processos educativos vivenciados por pessoas adultas que vivem na rua na cidade de São Carlos–SP. O desvelamento dos saberes dessa população foi feito a partir de metodologia, cujo aporte freireano e dusseliano privilegiou a participação dos sujeitos. Foram realizadas rodas de conversa, entrevistas para levantamento de temas geradores e da análise dos dados emergiram categorias que possibilitaram compreensão mais detida sobre a realidade investigada, a saber: 1) “As pessoas que estão na rua não são os lixos que a sociedade joga fora”; 2) “Viver é saber viver. Morar é lavar, passar, cozinhar”; 3) “Viver na rua é muito difícil, mas é alegre também, sabia?”; 4) “A rua é um mundo”; 5) “Na rua eu aprendi muito, experiências que eu jamais vou esquecer”. Foi possível apreender processos educativos consolidados na rua, como a busca por sobrevivência material e simbólica, proteção do grupo e resistência dentro da lógica que oprime aqueles e aquelas que vivem as complexas dimensões da vida humana nessas condições. Espera-se contribuir
com a problematização de visões distorcidas de que na rua nada se ensina e pouco se aprende, além de colaborar no debate acerca das pedagogias dos grupos populares.


Palavras-chave


Processos educativos. Educação popular. População de rua.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, S. F. de. A prática social – viver no mundo da rua – e seus processos educativos. 2014. 156f.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Relatório do I Encontro Nacional sobre População em Situação de Rua. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria de

Avaliação e Controle da Informação/Secretaria Nacional de Assistência Social, 2006.

COSTA, Daniel de Lucca. A rua em movimento: experiências urbanas e jogos sociais em torno da população de rua. 2007. 241 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

DUSSEL, Enrique. Introducción a la filosofia de la liberación. Colômbia: Nueva América, 1995.

______. Filosofia de la Liberación. México: EDICOL, 1977a. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2012.

______. Introducción a una filosofia de la liberación latinoamericana. México: Extemporaneos, 1977b. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2012.

_____. El programa cientifico de investigación de Karl Marx (Ciencia funcional y critica). In: DUSSEL, Enrique (Org.). Hacia uma filosofia politica critica. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001. p. 1-24.

______. Ética da Libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2007.

ELIAS, Adriano. Vaga mundo. São Carlos, SP: s.n., s.d.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

______.Política e educação. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2007. (Coleção Dizer a Palavra).

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FIORI, Ernani Maria. Conscientização e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 3-10, jan./jun. 1986.

GÓNGORA, Andrés; SUÁREZ, Carlos José. Por uma Bogotá sin mugre: violência, vida y muerte em la cloaca urbana. Universitas Humanística, Bogotá, n. 66, p. 107-138, jul./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2014.

KASPER, C. Habitar as ruas. 2006. 225 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MARQUES, A. Crime, proceder, convívio-seguro: um experimento antropológico a partir de relações entre ladrões. 2009. 119 p. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

MARTINEZ, M. M. Andando e parando pelos trechos: uma etnografia das trajetórias de rua. 2011. 166 p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de São

Carlos, São Carlos, 2011.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx e Engels).

MATTOS, Ricardo Mendes; FERREIRA, Ricardo Franklin. Quem vocês pensam que (elas) são? – representações sobre as pessoas em situação de rua. Psicologia e Sociedade, v. 16, n. 2, p. 47-58, maio/ago. 2004.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

OLIVEIRA, L. M. F. de. Circulação e fixação: o dispositivo de gerenciamento dos moradores de rua em São Carlos e a emergência de uma população. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

OLIVEIRA, Maria Waldenez. Et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: REUNIÃO DA ANPEd, 32., 2009, Caxambu, MG. Anais...

Caxambu, MG: ANPEd, 2009. GT Educação Popular. 1 CD–ROM.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; STOTZ, Eduardo Navarro. Perspectivas de diálogo no encontro entre organizações não governamentais e instituição acadêmica: o convívio metodológico. REUNIÃO DA ANPEd, 27., 2004, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2004. GT - Educação Popular. 1 CD-ROM.

ROSA, Cleisa Moreno Maffei. Vidas de rua. São Paulo: Hucitec/Associação Rede Rua, 2005.

SANTOS, Boventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

VIEIRA, Maria Antonieta da Costa; BEZERRA, Eneida Maria Ramos; ROSA, Cleisa Moreno Maffei (Org.). População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

  Indexadores:

       

      

   

      

 

  Localização dos Acessos:


 

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0