A LINGUAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Autores

  • Vera Horn Università Ca’ Foscari di Venezia.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p119-130

Palavras-chave:

Material didático impresso, Linguagem, Dialogismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da linguagem na concepção de materiais didáticos impressos e seu papel mediador em cursos a distância. Descreve a necessidade, já apontada pelos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), de conceber um material didático impresso que detenha características próprias e não seja um apêndice dos cursos presenciais. Para isso, ele
deverá ser dinâmico e apresentar-se como um diálogo com o aluno, de modo a promover a autonomia do educando e a responsabilização deste pelo processo de aprendizagem,
fundamental em cursos desenvolvidos na modalidade a distância. Para refletir sobre a relevância da linguagem na concepção e elaboração de materiais didáticos impressos,
usamos os conceitos bakhtinianos de dialogismo, interação verbal e gêneros do discurso a partir das obras Marxismo e filosofia da linguagem(BAKHTIN, 2006) e Estética da criação verbal(BAKHTIN, 1997). Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso atentar para a importância da aproximação do discurso científico escrito às condições do discurso narrativo (oral), para a adoção de
uma concepção de linguagem que conduza o educando à construção do conhecimento e para a utilização de recursos linguísticos que de fato favoreçam a interação.

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Biografia do Autor

Vera Horn, Università Ca’ Foscari di Venezia.

Doutora em Estudos de Italianística pela Università di Pisa, Itália. Professora de Língua Portuguesa na Università Ca’ Foscari di Venezia.

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Como Citar

HORN, V. A LINGUAGEM DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE CURSOS A DISTÂNCIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 119–130, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p119-130. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1032. Acesso em: 28 mar. 2024.