REPENSANDO O MÉTODO CASO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA COM FERRAMENTAS DA WEB 2.0

Autores

  • Marcos Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Thierry Fabiani École de Management Léonard de Vinci

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p91-106

Palavras-chave:

Estudos de caso, Ensino de gestão, Interfaces digitais

Resumo

Este artigo discute as origens e os usos do Método Harvard de estudos de casos em educação empresarial. Ele argumenta que os princípios socioconstrutivistas incorporados nesta técnica de ensino são mais relevantes em nossa sociedade pósmoderna do que na era industrial em que ela foi concebida. Recentes evoluções tecnológicas, principalmente com advento da Web 2.0 e ferramentas colaborativas on-line, tornam oportuno experimentar com versões de estudos de caso mediadas
por interfaces digitais, a fim de aumentar o seu potencial de pensamento crítico e criativo em ambientes autênticos – o que denominamos potencial de “Interatividade Colaborativa”. Após analisar cuidadosamente os méritos pedagógicos da abordagem
original, discutimos possíveis inovações para versões de casos na web que poderiam ser incorporadas a essa tradição centenária. Apresentamos os resultados de nossas
experiências anteriores no Brasil com o Sistema Panteon para resolução colaborativa de problemas (LIMA, 2003), bem como uma utilização mais recente do Facebook e  Google  Sites  como  ferramentas  para  a  discussão  de  um  caso  fictício  chamado “Organixis” na EMLV, uma Escola de Gestão em Paris. Conclui-se que, se por um lado essas ferramentas têm um enorme potencial em termos de interatividade colaborativa, por outro lado várias barreiras se apresentam, incluindo a resistência de professores e alunos a novos métodos baseados em aprendizagem à distância e os desafios tecnológicos de gestão de plataformas on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Tecnologias de Comunicação Aplicadas ao Ensino de Gestão pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor
adjunto e chefe do departamento de empreendedorismo da École de Management Léonard de Vinci / PULV. Pesquisador no De Vinci Business Lab, em Paris.

Thierry Fabiani, École de Management Léonard de Vinci

Doutor em Gestão pela Euromed Business School. Professor adjunto da École de Management Léonard de Vinci / PULV.
Pesquisador do De Vinci Business Lab, em Paris. Professor da Universidade da Córsega.

Referências

ABELL, D. What makes a good case? ECCHO – The Newsletter of the European Case Clearing House, v. 17, n. 1, p. 4-7, 1997.

BRULHART, F. Les 7 points clés du diagnostic stratégique: avec la méthode des cas. Paris: Eyrolles, 2009.

BUCIUNIENE, I. Teaching with cases: what makes the teaching – learning process efficient? In: AMMERMAN, P. Et al. (Ed.). The case study method in business education. Poznan : Bogucki Wydawnictwo Naukowe, 2012.

DHAR, U.; DHAR, S. Case method in management education training. New Delhi : Excel Books, 2007.

ELLET, W. The case study handbook. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2007.

GRAGG, C. I. Because wisdom can't be told. In: MCNAIR, M. P. (Org.). The case method at the Harvard Business School. New York: McGraw-Hill, 1954. p. 6-14.

GREER, J. Et al. Integrating cognitive tools for peer help: the intelligent intranet peer help-desk project. In: LAJOIE, S. (Org.). Computers as cognitive tools. Vol. II. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 69-96.

HEATH, J. Teaching and writing case studies: a practical guide. Cranfield: The Case Centre (formerly European Case Clearing House), 2006.

IOWA DEPARTMENT OF EDUCATION. A guide to developing higher order thinking across the curriculum. Des Moines, IA: Department of Education, 1989.

JACKSON, G. Rethinking the case method. Journal of Management Policy & Practice, v. 12, n. 5, p. 142-164, 2011.

JONASSEN, D. Et al. Learning with technology: a Constructivist perspective. Upper Saddle River: Merril, Prentice Hall, 1999.

LIMA, M. Potencial de suporte cognitivo das tecnologias interativas de comunicação: desenvolvimento de uma interface hipertextual dinâmica para análise organizacional baseada em estudos de casos. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2003.

LIMA, M. Et al. Social media as a learning resource for business students of the ‘Net Generation’: using active learning principles to empower creative and critical thinking. International Journal for Quality in Higher Education Institutions, 2014. In print.

LIMA, M.; KOEHLER, M. ; SPIRO, R. Collaborative interactivity and integrated thinking in Brazilian business schools using cognitive flexibility hypertexts: the Panteon project. Journal Eductional Computing Research, v. 31, n. 4, p. 371-406, 2004.

LUCENA, C.; FUKS, H. A educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do Futuro, 2000.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. ; BEHRENS, M. A. (Org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2001. p. 133-173.

MATTA, A. Procedimentos de autoria hipermídia em redes de computadores: um ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de História. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2001.

NAUMES, W.; NAUMES, M. J. The art & craft of case writing. Armonk, New York: M. E. Sharpe, 1999.

NAUMES, W.; NAUMES, M. J. The art & craft of case writing. 3. ed. Armonk, New York: M. E. Sharpe, 2012.

PILKIENE, M. How a faculty should prepare for a teaching with cases. In: AMMERMAN, P. Et al. (Ed.). The case study method in business education. Poznan : Bogucki Wydawnictwo Naukowe, 2012.

PITT, L. Et al. Case teaching in the age of technological sophistication. Journal of The Academy Of Business Education, p. 11-28, 2012.

ROBINS, K.; WEBSTER, F. Times of the technoculture: from the information society to the virtual life. Londres: Routledge, 1999.

SANDHOLTZ, J. H. Teaching with technology. New York: Teachers College Press, 1996.

SELINGER, M. Setting authentic tasks using the internet in schools. In: LEASK, M. (Org.). Issues in teaching using ICT. Londres: Routledge, 2001. p. 96-105.

SKUDIENE, V. Case method education. In: AMMERMAN, P. Et al. (Ed.). The case study method in business education. Poznan: Bogucki Wydawnictwo Naukowe, 2012.

SPENCER, K. The psychology of educational technology and instructional media. United Writers Press, 1991.

SRINIVASAN, Shiva Kumar. Et al. What is the future of the case method in management education in India? Vikalpa, v. 30, n. 4, p. 92-131, Oct./Dec., 2005.

TOBIN, K. Constructivism in science and education: moving on. In: PHILLIPS, D. C. (Org.). Constructivism in education: opinions and second opinions on controversial issues. Chicago: National Society for the Study of Education, 2000. p. 227-253.

WILLIAMSON, T. Enhancing the quality of the student learning experience through the case method. In: AMMERMAN, P. Et al. (Ed.). The case study method in business education. Poznan : Bogucki Wydawnictwo Naukowe, 2012.

YOUNG, M. F. Tecnología interactiva para la enseñanza: integración de una lección interactivaen videodisco con las actividades tradicionales de la clase. In: LIMÓN, A. A. Et al. (Org.). Nuevos medios, viejos aprendizajes: las nuevas tecnologías en la educación. México, DF: Universidad Iberoamericana, 1995. p. 83-102.

Como Citar

LIMA, M.; FABIANI, T. REPENSANDO O MÉTODO CASO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA COM FERRAMENTAS DA WEB 2.0. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 91–106, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p91-106. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1030. Acesso em: 19 abr. 2024.