EDITORIAL

Livia Fialho Costa, Eduardo Fernandes Nunes

Resumo


O número 42 da Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, reúne 17 artigos sobre a temática Mídias e DesignPedagógico e contou com a colaboração dos coordenadores Alfredo Matta e Maria Olívia Matos, professores do Departamento de Educação (Campus I) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. As discussões apresentadas, ao tempo em que parecem novas para o campo da Educação, fazem parte de um conjunto de interpelações sobre como o ato de ensinar é convidado a dialogar com as tendências da contemporaneidade.

Os artigos deste número propõem um debate a respeito
do papel do designpedagógico e das mídias no processo de construção de conhecimento na realidade educativa atual, ressaltando a positividade dessa nova norma, que, em última
instância, tem sido aquela mobilizada com o intuito de ensinar aos jovens as competências para decifrar informações num mundo caracterizado pela agilidade e circulação dos conteúdos. Qual o papel do professor num ensino a distância, cuja dinâmica o separa do seu interlocutor por uma tela de computador e o dilui nas salas de discussão on-line, conferindo-lhe o lugar de mediador? Quais são as novas formas de transmissão? Quem é
o estudante virtual? A construção de novos paradigmas que integrem as várias gerações desafia o campo na sua capacidade criativa para elaborar metodologias eficazes que potencializem as mídias na difusão do conhecimento.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

  Indexadores:

       

      

   

      

 

  Localização dos Acessos:


 

  Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0