LIBRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO

Autores

  • Eliane dos Santos Miranda
  • Lorena de Oliveira Moreira Cerqueira
  • Márcia Aparecida Rodrigues e Silva

Palavras-chave:

Aluno surdo. Educação Biligue. Libras. Processo Pedagógico

Resumo

O presente artigo cientifico centra-se na Língua de Sinais como primeira língua no processo pedagógico do aluno surdo. Considerando que ela é língua natural dos surdos, e deve ser a primeira língua utilizada por eles no contexto da comunicação, no convívio escolar e social com pessoas ouvintes. Traz como objetivo analisar e compreender o processo de ensino e aprendizagem do surdo dentro da Educação Bilíngue, porém se faz necessário um repensar nas práticas docentes de ensino e aprendizagem para o surdo, as quais são defasadas por faltas de formações continuadas para o exercício docente em uma perspectiva bilíngue. Para a realização deste trabalho foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, revelando que a Língua de Sinais é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento linguístico e pedagógico do aluno surdo.

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

MIRANDA, E. dos S.; MOREIRA CERQUEIRA, L. de O.; RODRIGUES E SILVA, M. A. LIBRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 159–173, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7999. Acesso em: 18 abr. 2024.