NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE NUCLEAÇÃO ESCOLAR EM BOM JESUS DA LAPA

Edleuza Jesus Batista Barbosa, Helder Freitas do Bomfim

Resumo


O trabalho tem como foco compreender como o processo de nucleação da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA, e se organiza através das estratégias de gestão e integração da nova comunidade escolar. Investigou-se como a escola nucleada se organiza para garantir a democratização escolar diante da heterogeneidade de alunos. Os referenciais metodológicos que orientaram a pesquisa são qualitativos; foram realizados 24 questionários e 8 entrevistas de aprofundamento para construção dos dados. Com as observações de campo, buscou-se refletir sobre os conflitos e desafios do processo de nucleação, como o deslocamento físico e simbólico dos estudantes das comunidades rurais e quilombolas. A partir das análises da pesquisa, constatou que o processo de nucleação não contribui com o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, destacou que esse processo dificulta o trabalho do professor e o desenvolvimento do estudante, como também provoca o desenraizamento dos estudantes de suas comunidades, de suas culturas e, sobretudo, a causa da insegurança dos pais e a preocupação com o deslocamento dos seus filhos. 


Texto completo:

PDF

Referências


BASSO Daniela, NETO Luiz Bezerra. As influências do neoliberalismo na educação brasileira: algumas considerações. Disponível em: . Acesso em 08. Out. 2018

BRAGA, Luiz Ricardo Pereira de Almeida. A produção do sucesso na gestão escolar: organização Participação e democracia/Luís Ricardo Braga Pereira de Almeida-Bom Jesus da Lapa: UNEB/DCHT, 2010.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em. Acesso em: 26. Set. 2018.

BRASIL, Presidência da República Decreto n° 7.352 de 4 de novembro de 2010: dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o programa de Reforma Agrária. Disponível em Acesso em 04. Nov. 2918.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, (1988). disponível em . Acesso em 08. Abr. 2019.

BRASIL, Decreto nº 026, de 15 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a nucleação de unidades escolares localizadas na sede e no interior do município de Bom Jesus da Lapa. Disponível em

BRASIL. Diretrizes curriculares estaduais para a educação quilombola. Resolução CEE/CEB Nº 68/ 2013, Salvador - BA, 2014.

CARVALHO, L. L.; ALVES. T.A.A. P.; LIMA, V. D.; TRINDADE, D.R. A Política Pública de Nucleação das escolas rurais no Brasil: apontamentos de pesquisas. Disponível em Acesso em 20. Set. 2018.

CÁRIA, Pena Neide; SANTOS, Mileide Pereira. Gestão e Democracia na Escola: limites e desafios. Disponível em . Acesso em 08. Out. 2018.

CORRÊA Roberto Lobato. O espaço urbano disponível em<. Acesso em 02. Out. 2018

DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal/ Pierre Dardot; Christian Laval: tradução Mariana Echalar. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FONTANA, Andréia Regina. Gestão Escolar Democrática: é possível? Disponível . Acesso em 19.Set. 2018.

GADOTTI, Moacir. Projeto Político Pedagógico da escola cidadã. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã, projeto político pedagógico/ Secretaria de educação a distância. Brasília: ministério da educação e do desporto, SEED, 1998.

GUARIM, Vera Lúcia, Sustentabilidade Ambiental em Comunidades Ribeirinhas Tradicionais. Disponível. em Acesso em 01. Out. 2018.

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista: disponível em< Acesso em 07. Nov. 2018.

LAVAL, Christian, A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Christian Laval. trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.

MOLINA, Monica Castagna. Politicas Publicas, In: Trindade, A. C. Movimentos sociais e a luta pelo público na educação: escolas itinerantes no Brasil e bacharelados populares na Argentina. 2011. Dissertação (mestrado em educação) -faculdade de educação, Universidade Federal do rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

MOLINA, Monica Castagna e Jesus Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo / Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (organizadoras). Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo, 2004.

NETO, Filinto Jorge Eisenbach; CAMPOS Gabriela Ribeiro de. O impacto do neoliberalismo na educação brasileira. Disponível em Acesso 14. Nov. 2018.

RODRIGUES A. C. S.; MARQUES, D. F.; RODRIGUES, A. M.; DIAS, G. L. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Disponível em: . Acesso em 14. Out. 2018.

SALES, Suze da Silva, A educação rural Brasileira: limites e possibilidades do processo de nucleação em patos de Minas, MG (1990-2002). Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Uberlândia/ MG, 2007. Disponível em Acesso em: 11. Set. 2018.

SANTOS, R.; ANDREOLI, A. I. Educação, Globalização e Neoliberalismo: o debate precisa continuar! Disponível em: Acesso em 14. Nov. 2018.

SILVA, Juniele Martins. HESPANHOL, Rosangela Aparecida de Medeiros. Discussão sobre Comunidade e Características das Comunidades Rurais no Município de Catalão (GO) disponível em Acesso em 15. Nov. 2018.

SOUSA, J.V.; RANGEL, M. L. Gestão Democrática e Avaliação Emancipatória: caminhos para uma educação superior de qualidade disponível< http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/> Acesso em 07. Nov. 2018.

XAVIER, Eunice dos Santos. Implicações do processo de nucleação e a questão do transporte escolar na comunidade Lapinha e adjacentes em Bom Jesus da Lapa/BA/Eunice dos Santos Xavier; Rosineia Cruz Cortes. - Bom Jesus da Lapa, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade

____________________________________________________________

Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade

Pré-avaliação Qualis 2019: B2

Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT Campus XVII
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
revistaencatar@gmail.com.br

 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional