Reflexões sobre a concepção de alfabetização proposta pela BNCC

Autores

  • Giovana Cristina Zen

Resumo

O artigo destaca a ausência de discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2017, e analisa a concepção de alfabetização, proposta no referido documento, que reduz a aprendizagem da leitura e da escrita ao domínio de uma técnica de transcodificação linguística. Na tentativa de compreender as implicações da concepção de alfabetização proposta pela BNCC na formação de jovens e adultos, o texto propõe uma reflexão sobre três aspectos intrinsicamente relacionados. O primeiro refere-se à dicotomia gerada pelo uso dos termos alfabetização e letramento para definir um único processo e seu impacto nas práticas pedagógicas. O segundo desdobra-se do primeiro e discute as consequências da compreensão da escrita como um código e não como um sistema de representação. O terceiro trata das relações entre oralidade e escrita e analisa a ênfase na consciência fonológica como condição prévia para aprender a ler e a escrever. Destaca ainda o fato da BNCC desprezar a teoria psicogenética e suas implicações para alunos e professores. Por fim, defende que a escrita é um objeto cultural complexo e que sua apropriação pressupõe o reconhecimento de jovens e adultos como sujeitos intelectualmente ativos e produtores de cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Blanche-Benveniste, C. (2003). A Escrita, Irredutível a um Código. In: _________(org). Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, p. 139-172.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.

Brasil (1997). Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF.

Brasil (2015). Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB.

Ferreiro, E. (2007). Alfabetización de niños y adultos. Textos escogidos. Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe. México: Colección Paideia Latinoamericana/1.

Ferreiro, E. (2013). As Inscrições na Escrita. In: ______. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. Trad. Rosana Malerba. São Paulo: Cortez.

Ferreiro, E. (2003). Escrita e Oralidade: unidades, níveis de análise e consciência metalinguística. In: ______ (Org.). Relações de (in)dependência entre oralidade e escrita. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed.

Ferreiro, E. (1983). Los adultos no-alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. México: Siglo XXI.

Ferreiro, E. (2001). Reflexões sobre Alfabetização. Trad. Horácio Gonzales. 24.ed. São Paulo: Cortez.

Goulart, C. M. A (2014). O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, Revista de Estudos do Discurso [online]. São Paulo, vol.9, n.2, p.35-51.

Grunfeld, D.; Scarpa, R. (2018). Comprender las unidades menores de la palabra: un desafío crucial en la alfabetización inicial. Investigaciones en la Argentina y Brasil. Archivos de Ciencias de la Educación, vol. 12, n° 13, 2018. Disponível em: https://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/article/view/Archivose043

Kleiman, A. B. (Org.) (1995). Os Significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras.

Kurlat, M.; Perelman, F. (2012). Procesos de alfabetización inicial en personas jóvenes y adultas ¿Hacia una historia de inclusión? Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras UBA, nº32, p. 55-72.

Kurlat, M. (2008). Los procesos de construcción del sistema de escritura en el aula de adultos. Estudio de casos. CD Primeras Jornadas Nacionales de Investigadores en Formación, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Buenos Aires: Facultad de Filosofía e Letras UBA.

Soares, M. (2016). Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto.

Soares, M. (1985). Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática.

Tfouni, L. V (1988). Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes.

Vernon, S.; Ferreiro, E. (1999). Writing development: a neglected variable in the consideration of phonological awareness. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 69, n. 4, p. 395-415.

Downloads

Publicado

2019-01-01