Dinâmica Aprendente pela/na Educação: contraponto às referências e itinerários culturais no processo de escolarização

Autores

  • Silvia Lucia Lopes Benevides
  • Luiz Gonzaga Gonçalves

Palavras-chave:

Educação Popular, Saberes, Juventude, Escolarização, Intercrítica

Resumo

O artigo objetiva evidenciar a tensão existente entre o arbitrário cultural que se tenta incutir nas formas de pensamentos e métodos de ensino e as múltiplas referências culturais, que se revelam e se expressam nos atos do currículo. Tendo em vista à dinâmica aprendente propiciada pela/na educação, que não somente reproduz, também produz, gera o novo, cria elementos e novas relações, contrapõe-se às referências e itinerários culturais definidos no processo de escolarização, de acordo com a crítica bourdieusiana, os movimentos ou trânsitos operados pelos sujeitos do ato educativo na configuração/reconfiguração dos espaços-tempos escolares. Reflete sobre o que é suscetível de ser ensinado aos jovens populares, questionando os processos de definição e os critérios de construção dos saberes adotados pela escola e problematizando o acesso a um pretenso saber universal em uma escola culturalmente plural. Apresenta a concepção intercrítica como promissora na resolução de tal impasse, enfatizando o papel ativo dos sujeitos e da educação, enquanto experiência formadora que não pode desconsiderar, nos trânsitos curriculares, os sentidos, as experiências e os conhecimentos que cada homem e cada mulher assumem na construção de suas próprias existências.

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Publicado

2018-01-22