LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a contribuição do Observatório em Alagoas no (res)significar da prática docente

Adriana Cavalcanti dos Santos

Resumo


O presenteartigoapresentaas reflexões sobre o processo de formação continuada do professordaEJA,especificamentesobreanecessidadede (re)significaras práticas de leituravivenciadosnasaladeaula. Trata-se de um recorte dos resultados de uma pesquisa colaborativa,denominada:Leituranaeducaçãode jovens e adultos:intervençãonumaescolapública estadual deMaceió,apresentando,nestetrabalho,apenas onossoolharsobreas sessões reflexivas.Paraisso, apoiamo-nosemautores(KLEIMAN,2003;KOCH; ELIAS,2006;MARCUSCHI, 2008,entreoutros) quedialogamsobrealeitura–suanaturezaeespecificidadeem interfacecom outrosautores(NÓVOA,1995;TARDIF; LESSARD,2003,2005)que discutem aespecificidadedoprocessodeformaçãocontinuadadoprofessor.Dosdados empíricos analisados àsconsiderações apresentadas,apoiamo-nosnos pressupostos da pesquisaqualitativa,dotipo colaborativa(IBIAPINA,2008).Enfim,ainvestigação evidenciaque,em setratandodeformaçãocontinuadadoprofessordaEJA,oprocesso devesermediadopelossaberes docentesmobilizados apartirdas reflexões doprofessor sobresuaprática.Oestudo apontaai


Palavras-chave


Educação de jovens e adultos; Leitura; Formação docente

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