A PESQUISA SOBRE A EJA NA E DA BAHIA: aproximações e demandas teórico-metodológicas

Autores

  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
  • Tânia Regina Dantas

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Conhecimento científico, Investigação Educativa, Estudos de Pós-Graduação, Estado do conhecimento.

Resumo

Apresenta-se uma pesquisa do estado do conhecimento e objetiva-se analisar as investigações sobre e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Bahia, bem como compreender/situar os principais objetos das pesquisas nas produções encontradas. Realizou-se o levantamento em diferentes repositórios brasileiros, via internet, eforam categorizados os estudos a respeito da temporalidade das pesquisas, dos objetos, dos referenciais teórico-metodológicos, dos autores mais recorrentes e das contribuições e resultados apresentados. Para fundamentação, optou-se pelos estudos de Romanowski e Ens (2006), Brandão (1992), Chauí (2002), Meksenas (2002), Ribeiro (1999) e Oliveira, Mota Neto e Santos (2014). Como resultados são indicados autores reconhecidos no Brasil a respeito da EJA e suas particularidades. Além disso, foram identificados oito categorias em relação aos objetos no campo da Educação de Jovens e Adultos. Pode-se afirmar que ainda há grandes necessidades e possibilidades de pesquisas em função de objetos pouco abordados, como: gênero, ERER, políticas públicas e formação docente, particularmente a inicial. 

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