ANÁLISE DO CURRÍCULO: UM OLHAR DE TOMAZ TADEU DA SILVA E A INCLUSÃO DOS ESTUDOS ÉTNICOS RACIAIS

Autores

  • Náira de Jesus Nogueira Universidade do Estado da Bahia http://lattes.cnpq.br/0411610181474693
  • Alessandra Santos Freire Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Suely Santos Santana Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

No processo de formação do povo brasileiro, percebe-se influências de diversos povos e culturas, dentre estes, os povos de matrizes africanas, que contribuíram de forma significativa para a formação da sociedade brasileira e representatividade afrodescendente. Nos procedimentos educacionais vigentes, infere-se que ainda existem superficialidades nos conteúdos educacionais perante as questões étnico-raciais, uma vez que reforça a posição subalterna, estereotipada e desigual do negro na escola e consequentemente no meio social. O ensino brasileiro possui uma grande dificuldade em apresentar o negro e o afrodescendente como eminente e protagonista reforçando assim os aspectos culturalmente impostos no período colonial e propagando o desrespeito entre os seus pares. Diante disso, o objetivo deste trabalho é entender como se encontra o processo de formação do currículo e o cumprimento da lei 10.639/03, a qual determina que se inclua nos currículos escolares o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. Para o desenvolvimento e elaboração deste trabalho é importante contemplar os estudos de Tomaz Tadeu da Silva (1999), que analisa a organização do currículo e a sua funcionalidade no meio escolar, demonstrando pontos que possibilitam o desenvolvimento eficaz da prática educativa, além de analisar as Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (1996) e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino. Posto isso, é vital discutir sobre as estruturas curriculares que envolvem o sistema educacional, uma vez que o professor é agente ativo e constante em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Náira de Jesus Nogueira, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda no curso de Letras Vernáculas, língua portuguesa e literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus V. Oriunda da cidade de Governador Mangabeira, Bahia. Já foi bolsista voluntária pelo Programa de Iniciação Científica da UNEB, também já participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Alessandra Santos Freire, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – (UNEB), Departamento de Ciências Humanas (DCH-CAMPUS V).  Destaco a minha participação como bolsista de iniciação cientifica pela Pró- Reitoria de Ações Afirmativas -PROAF. Atualmente participo como bolsista no projeto de monitoria e ensino Componente Curricular: Prática Pedagógica III.

Suely Santos Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia - Centro de Estudos Afro-Orientais, UFBA-CEAO,

Referências

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 2. ed. São Paulo: FTD, 2015 320 p.

BRASIL. Consolidação da Lei que torna obrigatório o ensino da história da África e da Cultura Afro-Brasileira. Decreto-Lei n°10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília-DF. Coletânea de Legislação.

BRASIL. Consolidação das Leis que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto-Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF. Coletânea de Legislação.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1988. 292 p.

CANDU, Vera Maria; MOREIRA, Antonio Flávio. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. São Paulo: Petrópolis, 2011.

MOCELLIN, Renato; CAMARGO, Rosiane de. História em debate. 3.ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2013. 288 p.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 154 p.

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

Artigos