ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO UNIVERSO DOS CONTOS DE FADAS: PRÁTICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Marcela da Conceição Costa Faculdade Maria Milza
  • Tairana de Jesus Conceição Faculdade Maria Milza
  • Simone Santana Damaceno de Carvalho Faculdade Maria Milza

Resumo

O estudo é fruto da experiência do Estágio Supervisionado em uma turma de Pré-escola da educação infantil, com crianças de cinco anos de idade, em uma escola pertencente à rede pública, localizada no município de Cruz das Almas-BA, no período de setembro a novembro do ano de 2017. O projeto de estágio objetivou trabalhar com as narrativas dos contos de fadas na perspectiva da alfabetização e do letramento e de forma mais específica, apresentar contos infantis de maneira lúdica, bordando as diversas áreas do conhecimento, promover a leitura prazerosa de literatura infantil e contribuir com o desenvolvimento da interpretação crítica dos alunos. A proposta foi aplicada durante 15 dias letivos e, a cada Semana, foram apresentados às crianças alguns contos de fadas, contextualizando o trabalho com os conteúdos articulados com os eixos temáticos propostos pelo Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) e outros para estimular o prazer de ler. Assim, a escolha do gênero textual conto como elemento norteador das práticas pedagógicas ofereceu diversas possibilidades para execução de atividades lúdicas com finalidade expressa, resultando no desenvolvimento e aprimoramento das competências dos educandos participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobiches. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1991.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a Lógica da Formação e a Lógica das Práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p.109-126, abr. 2008.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. 4. ed. Unijuí: Ijuí, 2005.

KLEIMAM, Ângela. Oficina de Leitura: teoria e pratica. 10. ed. Campinas-SP: Pontes, 2004.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas-SP: Autores Associados, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v. 3, p. 5-24, nov. 2005.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, pp. 5-17, 2004.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos