Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Discentis: Revista Científica da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVI - Irecê?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Discentis publica artigos científicos, resultados de pesquisas realizadas por estudantes de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) devidamente matriculados em Cursos de Letras e/ou de Pedagogia de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa. No entanto, os textos dos alunos de graduação só são aceitos com a anuência de um professor orientador, sendo este coautor do trabalho. Os estudantes devem apresentar comprovação de vínculo com uma Instituição de Ensino Superior. 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Os artigos submetidos à Revista Discentis devem conter título, resumo, palavras-chaves, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências, obedecendo às seguintes normas:

  • Título: O título do artigo deve estar digitado em caixa alta, em negrito, centralizado, espaçamento simples, tamanho 12.
  • Resumo: O resumo, com fonte em tamanho 11, deve conter o tema, os objetivos, a metodologia e conclusão, contendo 200 palavras (no mínimo) e 250 palavras (no máximo).
  • Palavras-chave: As palavras-chave, com fonte em tamanho 11, devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.  
  • Introdução: Deve constar a delimitação do assunto abordado, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e outros elementos necessários para situar o tema do artigo. 
  • Desenvolvimento: deve conter exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado.
  • Considerações finais: Parte final na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses. 
  • Referências: devem ser elaboradas com fonte tamanho 12 em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. O recurso tipográfico utilizado para destaque deve ser o itálico. 

NOTA: A nomenclatura dos elementos textuais (introdução, desenvolvimento e considerações finais), bem como a inserção de seções e subseções, fica a critério dos autores. 

O trabalho deve ser digitado em word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas, com exceção das do resumo, palavras-chave, citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas. A lista de referências deve estar alinhada à esquerda.

ATENÇÃO: Os trabalhos submetidos não devem conter a identificação dos autores, a fim de manter o anonimato durante a avaliação.  

 

EXEMPLOS DAS NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

             1.  CITAÇÕES

  • As citações com até três linhas: devem estar registradas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. 
  • As citações com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11 e sem aspas. 
 
           
             2.  REFERÊNCIAS
  • Monografias e livros
LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes. 2010. 
 
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1999. 
 
AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzantina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. 

ALVES, Dayan Péricles. Implementação de conceitos de manufatura colaborativa: um projeto virtual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.  

 

  • Monografias e livros (disponívies online
BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (Org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.
 
 
  • Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica
TAVARES, Raul. O combate naval do Monte Santiago. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 155, t. 101, p. 168-206, 1953.
 
 
  1. Obs.: As nomas para aqui apresentadas tomam como base as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para eventuais dúvidas dos casos omissos nesta lista, consultar: NBR 6022, NBR 6023, NBR 6028, NBR 10520.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O(s) autor(es) principal(is) está(ão) matriculado(s) em alguma Instituição de Ensino Superior do Curso de Letras ou de Pedagogia, com comprovação. O comprovante de matrícula do semestre em curso deve ser digitalizado e anexado como documento suplementar (em Docs. sup.) na ocasião da submissão do artigo.  

  2. O texto, caso seja de estudante de graduação, possui coautoria com um docente orientador. 

  3. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 

  4. URLs para as referências foram informadas quando possível. 

  5. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. 

  6. O texto segue as INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS, em relação a sua formatação; nas referências, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. 

  7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. 

  8. Para submissão com avaliação pelos pares, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta Revista concordam com o seguinte termo de compromisso:

Assumo a criação original do texto proposto e declaro conceder à Revista Discentis o direito de primeira publicação, permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Ao mesmo tempo, disponho de autorização da Revista para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado, bem como permissão para publicar em repositórios e/ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, a divulgação do trabalho e da Revista, assegurando repercursão e citação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.