Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Discentis, vinculada aos Cursos de Letras e de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XVI, Irecê, é um periódico científico de publicação semestral.

É uma revista que tem por finalidade divulgar trabalhos científicos de alunos de graduação devidamente matriculados em Cursos de Letras e/ou de Pedagogia de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa.

Como se trata do público de Letras e de Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e literatura, promovendo discussões acerca de tais contribuições para o ensino e para a pesquisa. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re)pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente. 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes de serem enviados aos pareceristas (membro da Conselho Editorial) para avaliação, os trabalhos passam por análise, para verificação da adequação aos objetivos e à política editorial da Revista Discentis, formato de apresentação de artigos e potencial de publicação.

O processo de avaliação dos trabalhos submetidos utiliza revisão por pares cega entre os membros do Conselho Editorial. Dessa forma, as avaliações são realizadas em sistema de dupla revisão, em que se assegura o anonimato dos autores e, de igual modo, mantém-se o sigilo da identidade dos pareceristas aos respectivos autores.

Caso não haja disponibilidade entre os membros da Comissão Editorial da Revista para a avaliação de algum trabalho, este será encaminhado a pareceristas ad hoc da comunidade científica especializada. 

Em caso de discordância entre os pareceristas (uma avaliação favorável e uma desfavorável), será indicado um terceiro parecerista. 

 

 

 

 

Periodicidade

Periodicidade semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...