A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA ESCOLA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA

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Resumo

A importância deste artigo (relato analítico) reside no estudo sobre o papel que exercem as atividades teórico-práticas no contexto das Oficinas Articulares do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. As atividades que consideram a chamada sétima arte – o cinema – possibilitaram um trabalho pedagógico diferente e bem sucedido nessas Oficinas. A partir dessa perspectiva, o objetivo da atividade efetivada junto aos professores-cursistas do PARFOR foi promover sessões de cinema a fim de verificar como pode ser usada essa linguagem na sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa. Adotou-se, como suporte teórico para fundamentação deste trabalho, as obras de FILHO, GODAWA, TEIXEIRA, HOLLEBEN, NAPOLITANO, entre outros. Já se constatou que o cinema encanta várias gerações e é amplamente utilizado de forma empírica em várias escolas brasileiras. Assim, este estudo propôs uma avaliação do “uso do cinema” no desenvolvimento de atividades pedagógicas no auxílio à docência no ensino superior para contribuir com os professores-cursistas na transposição didática nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. O

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Biografia do Autor

Maria das Neves Eneas da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação Campus XIII

Doutora em Educação, Especialista em Alfabetização, Pedagoga. É professora do Departamento de Educação - Campus XIII - da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e letramento, Educação emocional, Educação do campo. Fundadora e coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento (NUAL/DEDC XIII-UNEB)

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Publicado

2017-07-13