Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista CONECTE tem como objetivo gerenciar e avaliar a divulgação de pesquisas para retroalimentação da Produção de Conhecimento na Investigação Acadêmica e Profissional, relacionadas com as áreas de Educação, Currículo, Processos Tecnológicos, Ludicidade, Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas, Educação Matemática e Promoção da Saúde. 

Como objetivos específicos tem a missão de criar um suporte de rede interativa a fim de consolidar os Eixos Temáticos que compõem as discussões empreendidas pelos grupos de pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (TECINTED) e Epistemologia, Estética, Linguagem e Subjetividade (EELIS).

I – EDUCAÇÃO: CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS

Enfatiza abordagens críticas, não modernas, alternativas aos paradigmas e pragmáticas hegemônicos, abrangendo pesquisas, vivências e processos interventivos técnico-profissinais, culturais, da Educação, do Currículo, dos Processos Tecnológicos e de suas diferentes relações, baseados em princípios de criatividade, transformação, relatividade, contextualização e singularidade, diferença, nos potenciais de enlaçamentos entre dinamismos históricos, sociais, políticos, culturais, econômicos, subjetivos na sua constituição e problematização inerentes.

II- EDUCAÇÃO: LUDICIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A Ludicidade compreendida na perspectiva da subjetividade, enquanto um dos nomes do Real e um significante de gozo do sujeito, bem como suas consequências epistemológicas e pragmáticas nos processos educacionais e nas práticas pedagógicas, nas políticas, programas e currículos de formação dos profissionais que lidam com este processo/dinamismo em seus trabalhos e cotidianos.

III- EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Promover debate entre concepções de matemática, de tecnologia e suas implicações na prática de ensino na Educação Básica, no Ensino Superior e nos processos tecnológicos comprometidos com a qualidade de vida para todos, o desenvolvimento social e humano, a cidadania e a solidariedade.

IV- EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE

Prioriza os diferentes processos de Promoção da Saúde, com destaque para as áreas da Saúde Mental, Fisioterapia e Fonoaudiologia, articulando a unidade teoria-prática, a terapêutica clínica, bem como o papel da formação e da transmissão do saber nos seus dinamismos. As questões sociais, políticas, culturais, educacionais e subjetivas constitutiva da abordagem crítica contemporânea da Promoção da Saúde.

A Revista Conecte tem periodicidade semestral.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são apreciados inicialmente pelo Editor Executivo, que enviará aos autores a confirmação do recebimento. Se forem apresentados de acordo com as normas da Revista Conecte, serão encaminhados para os membros do Conselho Editorial ou para pareceristas ad hoc de reconhecida competência na área, sem identificação da autoria para preservar isenção e neutralidade de avaliação. 

Os pareceres têm como finalidade atestar a qualidade científica dos textos para fins de publicação e são apresentados de acordo com as quatro categorias a seguir:

  • Publicável sem restrições;
  • Publicável com restrições;
  • Publicável com restrições e sugestões de modificações, sujeitas a novo parecer;
  • Não publicável.

Os textos com parecer b ou c deverão ser modificados de acordo com as sugestões do conselheiro ou parecerista ad hoc, no prazo a ser definido pelo editor executivo, em comum acordo com o(s) autor(es). as modificações introduzidas no texto, com o parecer b deverão ser colocadas em vermelho, para efeito de verificação pelo editor executivo.

Após a revisão gramatical do texto, a correção das referencias e a revisão dos resumos em língua estrangeira, o(s) autor(es) receberão o texto para uma revisão final no prazo de sete dias, tendo a oportunidade de introduzir eventuais correções de pequenos detalhes.

 

Periodicidade

REVISTA CONECTE

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS

 

 

Prezados/as Pesquisadores/as

 

Estamos recebendo artigos para a REVISTA CONECTE do Grupo de Pesquisa TECINTED (Tecnologias Inteligentes e Educação), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, a serem publicados no mês de dezembro 2016. Desta forma, convidamos a todos pesquisadores da área da Educação e/ou de áreas de interface que submetam textos com resultados de pesquisas. 

 

Através deste periódico buscamos, semestralmente, publicizar pesquisas que objetivaram transcender a descrição de fatos e problemas educacionais, colaborando com aproximação dos profissionais da educação e interferindo positivamente em suas práticas educativas.

 

Para este primeiro número da revista CONECTE aceitaremos artigos inéditos na área:

EDUCAÇÃO: CURRÍCULO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS

Enfatiza abordagens críticas, não modernas, alternativas aos paradigmas e pragmáticas hegemônicos, abrangendo pesquisas, vivências e processos interventivos técnico-profissinais, culturais, da Educação, do Currículo, dos Processos Tecnológicos e de suas diferentes relações, baseados em princípios de criatividade, transformação, relatividade, contextualização e singularidade, diferença, nos potenciais de enlaçamentos entre dinamismos históricos, sociais, políticos, culturais, econômicos, subjetivos na sua constituição e problematização inerentes.

Submissões até o dia 1/10/2016

 

As instruções aos autores se encontram no site http://www.revistas.uneb.br/index.php/conecte/index Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail: revistaconecte@gmail.com  ou pelo telefone (71) 31175405.

 

Atenciosamente,

 

 

Editor Gerente – Revista CONECTE

Prof. Dr. Arnaud Soares de Lima Junior

Profa. Dra. Dídima Maria de Mello Andrade

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.