Vivendo no Baile Perfumado - as relações de gênero presentes no filme Baile Perfumado (1997)

Autores

  • Dalila Carla dos Santos Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia
  • Lindinalva Silva Oliveira Rubim Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v2i1.732

Resumo

O presente artigo busca elucidar como o cinema possibilita a reformulação de elementos  culturais presentes nas relações entre homens e mulheres que protagonizaram o movimento do Cangaço. A análise das relações de gênero no filme Baile Perfumado (1997), busca mostrar os diferentes caminhos traçados pelo cinema para quebrar padrões instituídos na época sobre Lampião e Maria Bonita. Para tanto, este trabalho lançou mão dos estudos feministas, embasado principalmente nas discussões sobre gênero e patriarcado; e da teoria das representações sociais. Assim, foi possível concluir que o cinema nacional é uma ferramenta que pode facilitar a dominuição das tensões referentes aos papéis e relações de gênero , possibilitando a aparaição de outras linhas de representações identitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalila Carla dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. é mestra e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é bolsista CAPES.

Lindinalva Silva Oliveira Rubim, Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós doutorado pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é Professora Associada Nivel I da Universidade Federal da Bahia.Coordenadora do Centro de estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. M. Nordestino: uma invenção do falo. Maceió: Edições Catavento, 2003.

CALDAS, Paulo.; FERREIRA, Lírio. Baile Perfumado. Brasil: Riofilme, 1997. (dvd) (93 minutos).

FIRESTONE, Shulamith. A Dialética do Sexo. Coleção Bolso (Publicado originalmente em New York, por Bantam, 1976).

JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

MACHADO, Lia. Z. Perspectivas em confronto: relações de gênero ou patriarcado contemporâneo? UnB, Departamento de Antropologia – DAN. (Série Antropologia) Disponível em: < http://www.unb.br/ics/dan/Serie284empdf>. Acesso em: 25 de abr. 2010.

PAIVA, Carla. C. S. A virtude como um signo primordial da nordestinidade: Análise das representações da identidade social nordestina nos filmes O Pagador de Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983). Dissertação de mestrado em Educação e Contemporaneidade. Salvador: Universidade Estadual da Bahia, 2006.

PAIVA, Cláudio. V. Do local ao global, imagens do Nordeste na idade mídia. Uma antropológica da ficcionalidade brasileira. Trabalho apresentado no GT de Ficção Televisiva Seriada no XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, 2006.

ROSSINI, Miriam. de S. Discursos sobre identidades culturais no cinema brasileiro dos anos 90. Trabalho apresentado no NP 07 - Comunicação Audiovisual do IV Encontro de Núcleos de Pesquisa da INTERCOM. Porto Alegre, 2004.

SAFFIOTI, Heleieth. I. B. Gênero, patriarcado, violência. 1ºed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. Cap. 4, p.95-139.

SANTOS, Maria. F. S. e ALMEIDA, Leda. M. Diálogos com a Teoria das representações. Ed. Universitária da UFPE, 2005.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.

Downloads

Publicado

2014-09-14