As telenovelas brasileiras também choram: Motivos para a audiência das telenovelas mexicanas no Brasil.

Alliston Fellipe Nascimento dos Santos

Resumo


As telenovelas mexicanas, sobretudo, as exibidas pela emissora de TV aberta, SBT (Sistema brasileiro de televisão) veem há muito tempo conquistando espaço junto às audiências no Brasil. Este presente artigo apresenta um estudo exploratório qualitativo-indutivo dos motivos que levariam a audiência brasileira a se interessar pelas telenovelas mexicanas, primordialmente neste ambiente em que as telenovelas brasileiras são predominantes. Os resultados apontam para três motivos principais para a audiência das mexicanas no Brasil: Escape, Diversão e Aconselhamento afetivo.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Mauro. A telenovela como paradigma ficcional da América Latina. Trabalho apresentado ao XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed.- São Paulo: Atlas, 2006.

Especial: Teledramaturgia mexicana comemora 50 anos. Disponível em: ˂http://bloginternacional.wordpress.com/2007/10/17/especial-teledramaturgia-mexicana-comemora-50-anos/ ˃ Acesso em 06 de dez. de 2013.

FERREIRA, R. M. C. A Experiência da Audiência das Telenovelas em Portugal. Tese de doutorado defendida na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 31 Janeiro, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.- São Paulo. Editora Atlas S.A, 2008.

História da TV: A mexicana Televisa. Disponível em: ˂http://www.portaluhtv.com/2011/02/historia-da-tv-mexicana-televisa.html˃ Acesso em 07 de dez. de 2013.

MCQUAIL, Denis. Teoria da comunicação de massa.

Por ela sou Eva deixa o SBT na Vice-Liderança. Disponível em: ˂http://www.areavip.com.br/ibope/estreia-de-por-ela-sou-eva-fica-na-vice-lideranca-isolada.html. ˃ Acesso em 11 de dez. de 2013.

REBOUÇAS, Roberta de Almeida e. Telenovelas, história, curiosidades e sua função social. VII Encontro nacional de História da mídia. Mídia alternativa e alternativas midiáticas. 19 a 21 de agosto de 2009-Fortaleza. CE.

SBT vence Record na média-dia pelo segundo dia útil seguido. Disponível em: ˂http://tvemuitomais.wordpress.com/2013/10/15/sbt-vence-record-na-media-dia-pelo-segundo-dia-util-seguido/˃ Acesso em 07 de dez. de 2013.

SOUZA, Juliano Ferreira de, et.al. Televisão no México: concentração da mídia e a implantação da televisão digital.

SIQUEIRA, Maurício Tintori. Que mulher estou vendendo? Há mais diferenças entre as telenovelas brasileiras e mexicanas do que imaginam nossos críticos? A generalização da teledramaturgia latino-americana em EU COMPRO ESSA MULHER, de Cristiane Costa. Projeto História nº 40, junho de 2010.

FERREIRA, Raquel Marques Carriço: A Experiência da Audiência das Telenovelas emPortugal.Lisboa.Tese de doutorado defendida na Universidade Nova de Lisboa, 2011.

FERREIRA, Raquel M.C; FELIZOLA, Matheus P. M. Teoria fundamentada em dados- Uma experiência metodológica. Revista Latinoamericana de Metodología de laInvestigación Social. Nº3. Abril-Setembro 2012. Argentina. ISSN: 1853-6190. Pp. 7-19.

Folha UOL- Novela mexicana amplia seu sucesso. Disponível em ˂http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tvfolha/tv05099916.htm˃ Acesso em 20 de fev. de 2014

Novelas mais assistidas e reprisadas pelo SBT. Disponível em ˂http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=16473˃ Acesso em 11 de dez. de 2013.

O poder das novelas mexicanas. Disponível em ˂http://movimentodaarte.blogspot.com.br/2012/01/o-poder-das-novelas-mexicanas.html˃ Acesso em 06 de dez. de 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Departamento de Ciências Humanas- Campus III
Rua Edgar Chastinet, s/n, São Geraldo - 48.905-680, Juazeiro - Bahia - Brasil