EXPERIÊNCIAS AGROECOLÓGICAS NO IFCE CAMPUS CRATO: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE NO CARIRI CEARENSE

Autores

  • Alaíde Régia Sena Nery de Oliveira
  • Joseilde Amaro dos Santos
  • Djane Alves Victor
  • Damiana Vicente da Silva
  • Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v6i1.5535

Resumo

Este trabalho propõe algumas reflexões acerca das experiências em agroecologia de estudantes egressas do IFCE, Campus Crato, que vivenciam no meio rural, e fora dele, momentos significativos de aprendizado. Relata experiências positivas com relação a vivência da família de uma produtora rural e também ex-discente do campus que começou a ser observada pela instituição de ensino e que tem suas experiências aliadas aos estudos e vivências educativas. Este exercício é encarado como uma interação entre teoria e prática que vem crescendo mediante as situações mencionadas no texto. Nessa conjuntura, o trabalho também enfatiza a importância de considerar e valorizar o conhecimento empírico, associando-o ao conhecimento científico, como uma das bases para a construção da educação contextualizada ao meio ambiente. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alaíde Régia Sena Nery de Oliveira

Mestranda em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ; Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo em Mutimeios pela UNEB/DCHIII; Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE); Pedagoga do IFCE Campus Crato. 

 

Downloads

Publicado

2019-02-08