Lexicografia catingueira em vozes do mato

Autores

  • Lauana Sento Sé Vieira Santos
  • Cosme Batista dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v3i1.1633

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa sobre o léxico e a lexicografia da cultura com base no livro Vozes do Mato, do escritor Esmeraldo Lopes. A obra contem narrativas sobre o cotidiano da vida na caatinga e as palavras que são trazidas em cada conto constitui um rico acervo do léxico catingueiro, ainda pouco valorizado na tradição lexicográfica brasileira. O pressuposto central do estudo é a pragmática lexicultural (Galisson, 2002; Barbosa, 2009), ou seja, o léxico como um meio privilegiado de acesso à cultura. Além disso, o trabalho traz uma revisão sobre a representação do sertanejo na literatura, considerando os vários sertões contrastantes (Melo, 2006). Logo, o artigo pretende mostrar como a palavra é um elemento imprescindível para conhecer a cultura e, ainda, introduzir uma metodologia de estudos e conhecimento da cultura, através da lexicografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e Outras Artes. São Paulo, 5ª edição, Cortez Editora, 2009.

BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção. O conceito de lexicultura e suas implicações para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. Revista Filologia e Linguística Portuguesa. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2009.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59812. Acesso em setembro de 2013.

BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção. Figurações identitárias e culturais do Brasil em letras de canções sob a perspectiva de falantes de outras línguas. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Alagoinhas, Universidade do Estado da Bahia, 2012. Disponível em: http://www.poscritica.uneb.br/revistaponti/arquivos/volume2-n2/12.FIGURACOES-%20IDENTITARIAS-E-CULTURAIS%20-vol2-n2.pdf. Acesso em novembro de 2013.

GRECO, Ricardo. O sertanejo no sertão-mundo. Revista online do Grupo Pesquisa em Cinema e Literatura, Baleia na Rede. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2009. Disponível em:

http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede/Edicao06/6a_o_sertanejo_no_sertao_mundo.pdf. Acesso em agosto de 2013.

GONÇALVES, Esmeraldo Lopes. Vozes do Mato. Juazeiro, 1992.

MELO, Adriana Ferreira de. Sertões do mundo, uma epistemologia. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.

MELO, Adriana Ferreira de. Imagens do Sertão em Grande Sertão: Veredas. In: ___________. O Lugar-Sertão: grafias e resuras. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2006, cap. 3, p. 86-121.

VICENTINI, Albertina. O sertão e a literatura. Revista de pesquisas e debates em ciências sociais, Sociedade e Cultura. Goiás, Universidade Federal de Goiás, 1998. Disponível em:http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/1778. Acesso em agosto de 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-16