Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista ComSertões?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


A ComSertões – Revista de Comunicação e Cultura do Semiárido publica artigos analíticos e/ou ensaísticos, resultados de pesquisa, relatos de experiências relevantes, resenhas críticas de livros e entrevistas. Seu foco de interesse é a Comunicação Social e a Cultura no semiárido.

As colaborações devem ser produto de autoria intelectual própria. Buscando o fomento da produção intelectual na área, aceitamos trabalhos de estudantes de graduação, desde que assinados em coautoria com os orientadores e apresentação de documento que comprove vínculo com grupos de pesquisa.

No trabalho apresentado, o autor deve se comprometer a identificar devidamente todos os dados e referências, com os respectivos créditos necessários. Deve ainda declarar que os materiais apresentados estão totalmente livres de direitos de autor e, portanto, se responsabilizar por qualquer litígio judicial de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual, exonerando de toda responsabilidade a ComSertões e os editores da mesma.

Os textos devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas:

  1. Artigos textos analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social e da Cultura do Semiárido (com dimensão variável entre 32 mil a 40 mil caracteres, com espaço). Devem conter apresentação e análise dos resultados e uma introdução na qual se explicita a estratégia de pesquisa e a metodologia usada. Serão priorizados textos que efetivamente sejam decorrentes de pesquisa e que evidenciem descoberta científica e/ou invenção metodológica ou conceitual.
  2. Relatos de experiências – textos sobre temas polêmicos e/ou emergentes, destacando-se relatos de experiências práticas na área social, de laboratórios ou observatórios jornalísticos, de inovações didáticas em comunicação e cultura, de percursos metodológicos ou em outros temas de interesse na área (dimensão entre 15 e 30 mil / textos de reflexão com mais liberdade formal).
  3. Entrevista depoimentos de figuras ilustres com histórias de vida, realizações profissionais e/ou contribuição acadêmica relevante para o campo da Comunicação. A referida entrevista deve conter até 3 mil palavras. 
  4. Resenhas textos com dimensão variável entre 6 mil e 7 mil caracteres (com espaços), contendo o registro e a crítica de livros publicados recentemente. Seção fixa.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

Todos os textos enviados passam por uma pré-avaliação dos editores para verificar se cumprem os requisitos formais. Uma vez aceito em primeira instância, o texto, sem identificação de autoria, passa por avaliação feita por dois membros do Conselho Editorial Científico. Em caso de divergência de pareceres, o texto é submetido a um terceiro avaliador. O material é devolvido ao(s) autor(es) caso os relatores sugiram mudanças e/ou correções. O resultado da avaliação é comunicado ao(s) autor(es) também em casos de rejeição. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade do Comitê Editorial (editor e editores associados).  

INSTRUÇÕES

  • Os artigos devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (ou até 1000 caracteres) em português, espanhol e inglês.
  • Indicar cinco palavras chave, separadas por ponto, também traduzidas.
  • O título do artigo deve ser traduzido para os idiomas mencionados acima.
  • Os originais devem ser digitados em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto a lista de “Referências” que deve estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita. 
  • Eventuais tabelas e ilustrações devem ser inseridas no próprio texto, em preto e branco e alta resolução. 
  • São aceitos textos em português, espanhol e inglês. Mas todos os trabalhos serão publicados em português.
  • No caso de o texto vir a ser aprovado para publicação, o(s) autor(es) assina(m) declaração -  em conformidade com modelo estabelecido -  transferindo os direitos autorais à revista e autorizando a ComSertões a publicá-lo por meio impresso, eletrônico, CDRom e/ou internet ou outro meio conhecido.
  •  A revista adota as regras de trabalho científico da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, especialmente as NBR 6023, NBR 6028 e NBR10520.
  • Os textos não devem estar identificados com o nome do autor(es). A identificação deve ser inserida apenas no email de envio.

 

ATENÇÃO: SOBRE A AUTORIA

 

  • Ao salvar, não identifique o texto.
  • Envio o nome do autor(es) no corpo do email enviado para a ComSertões.
  • O(s) autor(es) deve(m) enviar um mini currículo, de no máximo 05 linhas, com titulação máxima obtida, vínculo institucional (Departamento, Unidade, Universidade), cidade, país, e-mail e outros dados relevantes. Não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional.
  • Informe também no e-mail o endereço convencional completo para correspondência e telefone(s).

 

REGRAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

1. Citações: as citações podem ser diretas ou indiretas, sempre no mesmo idioma do texto submetido.

 

1.1. Citações diretas, literais ou textuais:

a)   Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas, no formato (AUTOR, data, página).

b)  Em destaque: As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (com recuo na margem esquerda, corpo 11, em espaço simples entre linhas).

 

1.2. Citações indiretas: a fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou no fim do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

 

2. Notas bibliográficas: a nota bibliográfica deve constar no fim da citação, indicando o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação da obra, seguidos do número da página de onde a citação foi extraída. Os dados completos da obra citada deverão aparecer na seção das referências. Há ainda situações especiais para apresentação das notas:

a)    Quando o nome do autor citado aparecer na frase, a nota deve vir seguida ao nome.

b)    Para citar um autor que não foi lido no original, mas citada na obra de outro autor, na nota bibliográfica aparece a palavra latina apud (citado por).

 

3. Notas de rodapé: usadas apenas para acrescentar informações relacionadas ao texto e importantes para o seu entendimento.

 

4. Referências: todas as citações bibliográficas do texto devem compor uma lista final denominada referências.

 

 4.1. Livros, capítulos, artigos e trabalhos científicos em geral: quando a obra tem até três autores, mencionam-se todos, na ordem em que aparecem na publicação. Os nomes vêm separados por ponto e vírgula. Se há mais de três autores, menciona-se até o terceiro, seguido da expressão et al.

 

4.2. Livros

a) De um autor:

SAN MARTIN, Patrícia. Hipertexto: seis propuestas para este milenio. Buenos Aires: La Crujía, 2003. 205 p.

  • Título da obra sempre em negrito; subtítulo, não.

b) Capítulo de um autor em uma coletânea:

BOYCE, Robert W.D. Falácias na interpretação de dados históricos e sociais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p.445-469.

  • Obs.: Se o livro for extraído de meio eletrônico, acrescentar “Disponível em:...”. “Acesso em:...”.

 

4.3. Documentos jurídicos

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

  • Obs.: Se for extraído de meio eletrônico, acrescentar “Disponível em:...”. “Acesso em:...”.

 

4.4. Autoria institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de trabalhos. 5.ed. Curitiba: Editora UFPR, 1995.

 

4.5. Artigo em revistas

GOMES, Eduardo D. Cinema: a estética do ciclo de Recife. Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 58-65, jan/jun 1994.

  • Obs.: Se for extraído de meio eletrônico, acrescentar “Disponível em:...”. “Acesso em:...”.
  • Nome da revista sempre em negrito; título do artigo escrito normal, sem itálico ou aspas.

 

4.6. Trabalhos apresentados em congressos, simpósios, conferências

MILNER, Jean-Claude. O doutrinal da ciência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E LlNGUÍSTICA. São Paulo, 3 out. 2003. Anais...

  • Obs.: Se for extraído de meio eletrônico, acrescentar “Disponível em:...”. “Acesso em:...”.

 

4.7 Teses e dissertações:

PERUZZO, Cicilia M.K. A participação na comunicação popular. 1991. 240 f. Tese (Doutorado em  Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

FOSSÁ, Maria Ivete T. Os desafios da comunicação empresarial na era da qualidade: o caso Xerox.1997. 332 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

 

4.8. Documentos eletrônicos

a) Livro na web:

LENKERSDORF, Carlos. Los hombres verdaderos: voces y testimonios tojolabales. 5.ed. Ciudad de México / Buenos Aires / Madrid: Siglo XXI, 2008. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=-LOlStQgw3UC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

  Acesso em: 10 abr. 2010.

b) CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUAISS, A . (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André K. Burymam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998.  5 CD-Rom.

c) Artigos de revista em CD:

VIEIRA, Cassio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, p. 20-31, inverno 1994. 1 CD-ROM.

d) Artigo em jornal, disponível na internet:

LEMOS, Ana Amélia. Globalização: defeitos e virtudes. Zero Hora, Porto Alegre, 25 jan.2000. Disponível em: <http:www.clicrbs.com.Br/>. Acesso em:  29 jan.2002.

e) Texto extraído de site ou portal (sem identificação de autoria):

No texto: (APROVADO..., 2007). Na lista de referências:

APROVADO aumento de até 139% a cargos federais. Política. Terra.  São Paulo, 22 ago.2007. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br:80/brasil/interna/0,,OI1847451-EI7896,00.html>.  Acesso em: 04 set.2008.

 

4.9. Imagem em movimento

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. Coordenação de Maria Izabel Azevedo. São Paulo: CERAVI, 1983, 1 videocassete (30 min), VHS, son., color.

 

4.10. Documento iconográfico - pintura, gravura, fotografia, transparência, cartaz

KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1 fotografia, color., 16 cm x 56 cm.

4.11. Documento sonoro: disco, CD, cassete, fita de rolo

ALCIONE. Ouro e cobre. São Paulo: RCA Victor, p1998. 1 CD.

 

Obs.: As normas da revista se baseiam nas regras de trabalho científico da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para eventuais dúvidas, consultar: NBR 6023, NBR 6028 e NBR10520. 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  2. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.