SOFTWARES EDUCACIONAIS E EDUCATIVOS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM UNINDO EDUCAÇÃO E DIVERSÃO

Autores

  • ALISSON BATISTA CORREIA
  • EDIENO DAVI DE SOUZA MOREAS

Palavras-chave:

Educação, Softwares, Professor

Resumo

Este trabalho vem com um viez de proporcioar um entendimento sobre software educacional e software educativo. Visto esses fatos, busca-se efectuar um relacionamento entre Tecnologias da informação e comunicação (TICs) e educação na perspectiva de metodologias para o desenvolvimento do ensino, a qual proporcione diversão no processo de ensino aprendizagem, favorecendo assim o desenvolvimento do aluno em sala de aula e sua interatividade com o professor e seus colegas. Para exemplificar uma dessas metodologias como fonte de ensino fala-se sobre os jogos digitais, esses podem ser de cunho educacional ou educativo. Enfatizando todo processo anterior, o trabalho mostrar que pode-se criar design instrucional para aplicar na união da pedagogia com a tecnologia buscando esses métodos de ensino. O objetivo é relatar as diferenças entre softwares educacionais e educativos, analisar suas tendências para serem grandes aliados da educação, na perspectivas por metodologias diferenciadas que proporcione interação e diversão no ensino, e qual a melhor forma para se avaliar esses tipos de softwares, objetivando uma maneira satisfatória na utilização de diferentes tipos de softwares, sempre em conjunto com a educação. É importante destacar sobre a subjetividade dessas avaliações, porque ao se avaliar um software educacional dando como exemplo devemos primeiro saber para que vamos usar o software, para depois avaliar se o software atende as demandas previstas, pois um software educacional que serve para matemática pode servir também para português, pois quem decide isso é o usuário, de acordo com a finalidade esperada. Dependendo da maneira que o software é manipulado ele pode servir para explicar diversos assuntos mesmo que não aparente. O trabalho tem em primeiro momento, seu desenvolvimento metodológico através da pesquisa bibliográfica, a qual se baseia na busca em materiais publicados que fazem relação entre os conteúdos estudados. Os resultados esperados são, expandir o diálogo e metodologias para se aprender de forma divertida em sala de aula, promover para professores um leque maior de ensino, levar ou estender o conhecimento sobre software educacional e educativo. Enfim, considerando que as tecnologias estão em crescimento constante e que a educação cada vez mais precisa de novas metodologias de ensino que busque promover interação entre alunos e professores. No artigo podemos ver técnicas e tecnologias capazes de estimular o aprendizado através da diversão, assim como a diferença entre software educacional e educativo. Explica a importância de saber manipular as TICs corretamente como auxílio para educação, então compreendemos que os softwares têm potencial de serem grandes aliados da educação, porém isso vai depender da maneira que é explorado e do interesse do usuário.

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Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

TIC, educação cartográfica e memória