PROGRAMA DE APOIO À EDUCAÇÃO MUNICIPAL (PROAM): INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DOS ATORES ENVOLVIDOS NAS AÇÕES ADIDAS PELOS MUNICÍPIOS BAIANOS

LUZINETE BARBOSA LYRIO, NADJA MARIA AMADO DE JESUS, ANITA DOS REIS DE ALMEIDA

Resumo


Este trabalho tem como finalidade apresentar a experiência do Programa de Apoio à Educação Municipal (PROAM) na efetivação de estratégias da inclusão digital e social dos atores envolvidos nas ações adidas pelos municípios baianos. O Programa caracteriza-se como uma política de adesão, que favorece assessoramento técnico-pedagógico as redes municipais de ensino para efetivação de ações de fortalecimento da gestão dos sistemas de ensino por meio da formação da equipe de gestores, professores, coordenadores pedagógicos e da sociedade civil e política, objetivando o empoderamento, o fortalecimento da autonomia dos sujeitos e das redes de ensino, bem como, o controle social das políticas públicas implementadas no âmbito da educação. Nesse contexto, destaca-se o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como recurso tecnológico que favorece a complementação dos processos formativos, presenciais, potencializando a democratização do acesso as informações, fundamentais para o planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Como estratégia metodológica realizou-se uma revisão teórica e algumas concepções de mediação e interação com o uso de ferramentas de educação a distância. O estudo contemplou ainda a análise de informações no Ambiente Virtual buscando a identificação de evidência da práxis. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos adotados pelo Proam, as ações tem como centralidade, o trabalho participativo, dialógico, contextualizado que objetivam favorecer a expressão das singularidades dos municípios, a troca de experiências, a valorização do saber local e a apropriação dos conteúdos. Observa-se nesse contexto, que o AVA está estruturado na plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema gerenciamento para criação de cursos online. O Moodle é um Learning Management System (LMS), que possui um versátil conjunto de ferramentas. Sua versatilidade possibilita ao docente adequar as ferramentas a objetivos pedagógicos diferenciados e permite a criação de conexões, agregando múltiplas linguagens (som, imagem e textos). No contexto do Proam é observável que a inclusão digital e social está fortalecida, pois ao atender os 417 municípios e vinculá-los os atores envolvidos na plataforma do Moodle, estar sendo oferecido o acesso a Tecnologia de Informação e Conhecimento (TIC), convívio com a rede por meio da internet e consequentemente a emancipação digital que envolve a construção colaborativa dos conhecimentos.

Palavras-chave


Programa de Apoio à Educação Municipal; Inclusão digital e social; Ambiente virtual de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 LUZINETE BARBOSA LYRIO, NADJA MARIA AMADO DE JESUS, ANITA DOS REIS DE ALMEIDA


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.