AS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA COMO UM ASPECTO MULTIDISCIPLINAR E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EMITEC

Autores

  • CLAUDIA NORBERTA DOS SANTOS AMARAL
  • ROSA SUELY PEREIRA DE JESUS

Palavras-chave:

Intermediação, Literatura, Shakespeare

Resumo

O presente artigo é um relato da experiência do uso das literaturas de língua inglesa nas aulas de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Médio. A atividade aqui apresentada é uma aula didática aplicada nas turmas do 3º ano do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITec, na cidade de Salvador. Tem por objetivo analisar as vantagens de usar a literatura enquanto ferramenta para o aprimoramento do estudo-aprendizagem da língua inglesa, também como um instrumento relevante na formação de seres crítico-reflexivos, além de incentivar os hábitos de leitura literária destes jovens estudantes, permitindo-lhes o acesso a diferentes culturas. Bozza e Calixto (2011) destacam que “no Ensino Médio, o aluno começa a ter contato efetivo com a Literatura, [...] portanto a linguagem conotativa, simbólica, explorada nos textos literários, não se apresenta como algo desconhecido, [...] E o mais importante, há a percepção da importância da Literatura para a formação integral do ser humano. [...] possibilitando a exploração dos conhecimentos linguísticos, discursivos, sócio – pragmáticos e culturais dos alunos, promovendo o acesso às diferentes manifestações culturais, não somente às culturas norte – americana e britânica, desenvolvendo o senso crítico, comparando obras de autores nacionais e estrangeiros, percebendo as influências e os processos intertextuais. ” (pág. 3). O ponto de partida sugerido para o desenvolvimento dessas aulas é o estudo de texto dos grandes clássicos da literatura universal. O escritor e dramaturgo inglês, William Shakespeare, foi o escolhido como marco inicial para o desenvolvimento dessa proposta desafiadora, por ser o mais conhecido de todos os tempos, sendo destacado por muitos críticos literários e historiadores da Literatura, como o maior dos escritores modernos, tanto por conta da excelência de suas peças de teatro quanto pelo brilhantismo de seus poemas. Quanto ao conteúdo explorado nessa aula sobre Shakespeare, foram abordados aspectos como sua vida: cidade e país de origem, infância, os anos perdidos em Londres, sua companhia teatral, peças, romances e sonetos. Por se tratar de um Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, lançou-se mão dos recursos midiáticos chroma-key, slides em power point, que foram utilizados para relatar por detalhes cada informação que se pretendia apresentar (vida, obras, legado para humanidade) como também expor a estrutura da aula. Uma das formas de comunicação dos alunos com os professores no EMITec é feita através do chat, que permanece disponível, em tempo real, durante todo momento em que a teleaula está sendo transmitida. Foi através desse recurso que obtivemos o feedback dos alunos, os quais validaram a iniciativa dos professores neste trabalho diferenciado. Ainda foi possível fazer uma reflexão a respeito dos objetivos dessa disciplina para tomar consciência de que o papel do professor de línguas não é somente ensinar o idioma, porém, integrá-la com os conteúdos de outras disciplinas, e contribuir para a formação de seu alunado enquanto indivíduo crítico e atuante capaz de transformar o meio em que está inserido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

TIC, educação cartográfica e memória