A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM POR GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFBA

Autores

  • ANA PAULA MENDES MARX
  • MÔNICA SOUZA MOREIRA
  • MARY VALDA SOUZA SALES

Palavras-chave:

Educação, Dispositivos móveis, Contemporaneidade

Resumo

Os dispositivos móveis conectados a internet marcam a contemporaneidade e promovem mudanças significativas no cotidiano dos sujeitos sociais, sobretudo nas relações sociais e nos processos de interação e comunicação humanas. Em contrapartida, o espaço educacional mantém-se alheio a esse fenômeno e muitas vezes impedem a utilização desses equipamentos como recursos auxiliares das práticas formativas. Neste interim, a presente pesquisa emergiu das inquietações das pesquisadoras, provocadas por essa dissociação entre a realidade educacional e o cenário contemporâneo e tem como objetivo geral compreender como as tecnologias digitais da informação e comunicação estão sendo utilizadas em contextos de aprendizagem, por estudantes da Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A metodologia utilizada constitui-se em uma abordagem qualitativa de investigação, na qual as pesquisadoras imergiram na realidade estudada buscando compreendê-la, para em seguida propor práticas educativas com dispositivos móveis. O método utilizado foi à pesquisa participante, em virtude de uma das pesquisadoras compor o quadro docente da instituição pesquisada, na qual encontra-se o nosso espaço empírico, o curso de licenciatura em Química do IFBA, campus de Vitória da Conquista, onde os sujeitos da pesquisa foram selecionados entre os seus discentes. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa o instrumento de coleta de dados foi um questionário misto criado na plataforma de formulários Google e disponibilizado através do aplicativo WhatsApp e da plataforma de comunicação em rede Facebook. Na análise de dados, que se encontra em andamento, os resultados parciais evidenciam que dentre os dispositivos mais utilizados destacam-se o smartphone e o notebook, que a maior parte dos discentes alegam portar o tempo todo e estar conectados a internet principalmente quando estão no Instituto e em suas casas. A totalidade dos alunos usa os dispositivos para se comunicar com os colegas e cerca de 80% com os docentes, através de aplicativos de mensagens instantâneas e contas de email. Dentre os usos elencados destacam-se também o compartilhamento de arquivos e mensagens, visualização de vídeos, leitura de textos e a participação em programas de simulação. Quase a totalidade dos sujeitos pesquisados afirma que os dispositivos móveis contribuem para a sua aprendizagem, embora os dados coletados apontem para a subutilização do potencial desses equipamentos para a educação. As considerações temporárias apontam para a existência de inúmeras possibilidades de uso, algumas propostas pelos discentes, mas também evidenciam os diversos desafios para a utilização dos dispositivos móveis nos processos de ensino e aprendizagem, dentre estes a demanda por qualificação dos profissionais de educação emerge como destaque, demandando a intervenção na formação desses sujeitos sociais.

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Publicado

2017-11-16

Edição

Seção

TIC, educação cartográfica e memória