A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

VANESSA LUCIANO BRITO, ALAN BARBOSA BARROS

Resumo


O ensino de geografia se mantém muitas vezes de uma forma tradicional, de práticas repetitivas, o que dificulta a apreensão por parte dos maiores interessados, os alunos. A prática pedagógica precisa ser renovada a cada dia, pois vivemos numa velocidade de avanços tecnológicos, onde a formação de professores e a profissionalização perpassam também por mudanças significativas, onde devemos nos apropriar dessas inovações e elementos construtivos na prática docente e aplicá-las de forma mais interativa. As ações com o processo educativo ao longo do tempo serão de grande importância para a construção de identidade do professor, desde que o mesmo se adeque a esses novos dispositivos. Buscando introduzir a fotografia nas aulas de Geografia, através de discussões temáticas abordadas relacionando-as com os conteúdos em sala, evidenciando também a importância do uso deste dispositivo metodológico no auxilio a aprendizagem, promovendo assim atividades, que potencializem o desempenho e dê ênfase ao local de vivência do aluno, para que o mesmo tenha autonomia para desvendar as modificações urbanas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa contemplando observação, pesquisa participante e análise do resultado. A oficina que contemplou o uso da fotografia para assimilar os conteúdos geográficos com o local de vivência dos alunos. Através da avaliação da qualidade do que foi visto, a pesquisa mostra resultados satisfatórios quanto ao uso e inserção dos novos dispositivos na sala de aula e à didática do professor. A prática metodológica desenvolve-se a partir de uma oficina pedagógica, a qual contemplou o contexto histórico da cidade de Serrinha-BA evidenciando as modificações ocorridas na paisagem ao longo do tempo. Utilizamos fotografias antigas que foram comparadas com fotografias atuais, as mesmas foram exibidas em forma de painel para toda a classe, através dessa exposição os alunos puderam ter conhecimento sobre as mudanças ocorridas até os dias atuais, desde a estrutura das construções, até locais que tiveram grande relevância á tempos atrás, e que hoje são pontos históricos da cidade. Diante do que foi discutido, o ensino de Geografia é de grande relevância para a formação social do cidadão, uma parcela cabe a nós enquanto futuros professores de Geografia tornar a transposição de conteúdos de uma forma mais dinâmica, lúdica e interativa, traçando um novo perfil educacional, para que assim desperte a curiosidade nos alunos, a fim de torná-los mais críticos e reflexivos a partir do seu olhar, desde o seu local de vivência até uma escala de maior amplitude. Dessa forma, a inovação das práticas docentes possibilita essas vivências, melhorando a qualidade e realidade do ensino no país.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Fotografia; Inovação

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