ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E OPERAÇÕES MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PRICILA LAPA

Resumo


Este estudo se refere a um relato de experiência de uma prática pedagógica desenvolvida nas turmas dos 5º anos durante as aulas de educação física no ano de 2016 da Escola Municipal Governador Roberto Santos-Robertinho, situada no bairro do Cabula, Salvador – BA. O jogo é um instrumento que facilita a aprendizagem. Tornando-se assim, uma ferramenta importante na mediação, na construção e apreensão do conhecimento. Desta forma, a elaboração dessa atividade partiu da possibilidade de estabelecer um diálogo da disciplina de Educação Física com outras áreas conhecimento. Construindo um dialogo interativo e direto. Nessa atividade, através do jogo abordamos o tema Alimentação saudável e operações matemáticas, procurando de forma lúdica, coletiva e reflexiva construir estratégias que facilitem a aprendizagem, por meio, jogo. Luck(1990) coloca que, existe a necessidade de se pensar no processo de construção do conhecimento de forma coletiva e interdisciplinar, é necessário a constituição de um caminhar pedagógico voltado para a integração e o engajamento das disciplinas da grade curricular entre si e com a sua realidade, superando assim, a fragmentação do ensino e pensando dessa forma, num saber integral que possibilite a criticidade e reflexão dos participes. Desta forma, Freire (1995) descreve que o caminhar pedagógico é algo continuo complexo e diversificado que se caracteriza na (des)construção de conhecimentos, marcados pelas possibilidades adquiridas nesse caminhar. Assim, essa proposta interventiva surgiu com essa perspectiva de construir reflexões e aprendizagens interdisciplinares nas aulas de educação física. A metodologia desse caminho pedagógico contempla as seguintes etapas: 1 –Levantamento prévio do conhecimento dos alunos a respeito do tema alimentação saudável; 2 - vivência dos alunos através do jogo: “A matemática e os alimentos” ; 3 – Analise e reflexão do caminhar pedagógico. Na 3 etapa desse caminho os alunos expressaram sua opinião sobre a atividade, o que mais gostou, as dificuldades que tiveram na execução, e as sugestões para possíveis reformulações e melhorias em torno do processo. É um jogo que possibilita reflexões e possíveis ajustes de acordo com o olhar do grupo, propiciando o despertar reflexivo dos alunos. Destacamos que através dessa atividade os alunos puderam apreender o conteúdo trabalhado de forma concreta e divertida, possibilitando a ampliação do repertorio motor, da linguagem corporal, das competências psicomotoras e do desenvolvimento socioafetivo dos participes. Frisando assim, a importância dos jogos educacional, no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Educação Física; Jogos; Aprendizagem

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