RELATO DE EXPERIÊNCIA: O SAMBA É COISA NOSSA

MARIA CÁSSIA MATOS DO NASCIMENTO, GILZETE MARIA COSTA DOS SANTOS, PATRICIA ALMEIDA MOURA

Resumo


Este trabalho traz uma reflexão em torno da utilização da música como suporte de ensino e aprendizagem dos alunos do 4º ano A e B, na Escola Municipal Governador Roberto Santos – Robertinho, localizada no bairro do Cabula, Salvador – BA. A proposta teve como objetivo conhecer o gênero musical Samba e os grandes mestres que compõem esse ritmo, levando os alunos a refletirem de maneira colaborativa sobre as contribuições do samba na formação social e cultural da sociedade brasileira e baiana. Desta forma, procurou-se despertar nos educandos um olhar reflexivo sobre o Samba e o seu processo de estruturação. A metodologia utilizada nessa intervenção foi dividida em três momentos, destacando que o caminhar desse percurso surgiu a partir da parceira e do planejar colaborativo entre as professoras regentes das turmas do 4º ano A e B. No primeiro momento aconteceu uma pesquisa bibliográfica, para conhecimento da história e do surgimento de grandes mestres do Samba. A partir daí, discutimos sobre a origem do Samba Chula e o Samba Corrido, diferenciando e destacando suas contribuições na constituição da cultura brasileira, bem como, suas influências. O segundo momento foi marcado pelas produções artísticas de nossos alunos, por meio, da construção de painel e cartazes repletos de reflexões e curiosidades dos partícipes em torno da temática. Durante o período de produção destacamos a criatividade, organização e participação colaborativa dos alunos de maneira harmônica, envolvente e livre. Freire (1996) destaca que, aprendizagem se faz na troca, na construção, na desconstrução e partilha, no qual, educador e educando se sintam construtores e não meros reprodutores. O trabalho em grupo, a união e o compromisso durante todo o processo foram determinantes para o sucesso das aprendizagens construídas pelos partícipes do 4º ano A e B. A última etapa desta proposta, culmina no dia da II Feira Cultural da Robertinho: Ritmos do Brasil. As turmas prepararam uma exposição na sala de aula repleta de curiosidades e aprendizagens, bem como, a apresentação do grupo de Samba Bicho da Canoa, que contagiou o público em geral, levando todos a se envolverem na dança de forma espontânea e contagiante. Os resultados colhidos no decorrer de todo processo, nos mostra que a proposta didática oportunizou o despertar de sentimentos como união, criatividade e coletividade nas turmas do 4º ano A e B, propiciando o despertar de uma aprendizagem instituinte e colaborativa, onde, alunos e professores se sentiram envolvidos e libertos para criar e recriar.

Palavras-chave


Samba; Aprendizagem; Educando

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 MARIA CÁSSIA MATOS DO NASCIMENTO, GILZETE MARIA COSTA DOS SANTOS, PATRICIA ALMEIDA MOURA


 

Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus I
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula – Salvador-BA
CEP 41.150-000
Prédio da Pós-Graduação em Educação – GEOTEC

 
ISSN: 2674-7227

PERIODICIDADE: Bienal

INDEXADORES E DIRETÓRIOS: 


Todo o conteúdo publicado nestes Anais está licenciado com uma Licença Creative Commons - Attribution-ShareAlike 4.0 International.