+LUGAR: INTEGRANDO O VICON SAGA COM UMA APLICAÇÃO MOBILE HÍBRIDA

Autores

  • MURILO GUERREIRO AROUCA
  • ISA NEVES
  • RICARDO LUSTOSA BRITO

Palavras-chave:

Mapeamento participativo, Cartografia, Gamificação, Dispositivos Móveis

Resumo

Na atual conjuntura, o desenvolvimento tecnológico possibilitou a convergência da cartografia para o espaço no âmbito digital, permitindo o seu aprimoramento e evolução de forma surpreendente. Ne sse panorama, o mapeamento participativo pode ser facultado a população de forma ainda mais eficiente, pois, em detrimento dos componentes tecnológicos incorporados aos dispositivos móveis, tornou-se muito mais fácil coletar dados geográficos por meio desses artefatos. Destaca-se a oportunidade de aliar as mecânicas da gamificação, como também, aplicações voltadas a interfaces específicas, à plataforma Vicon SAGA. Dessa forma, o presente resumo tem como objetivo apresentar uma nova metodologia destinada a realização do mapeamento participativo, contemplando todo o pr ocesso de coleta de dados.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias