TECNOLOGIAS E INFÂNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 NO CONTEXTO DA CRECHE

Autores

  • SHEILA CARINE SANTOS
  • MARY VALDA SOUZA SALES

Palavras-chave:

Tecnologias, Infâncias, Narrativas infantis

Resumo

O presente trabalho aborda a relação das tecnologias com a infância e, busca apresentar essa relação a partir das narrativas de aprendizagens de crianças no contexto da creche, o qual surgiu como inquietação oriunda de minha própria prática e experiência como docente de crianças pequenas no contexto da Sociedade da Informação. Tem como problema: como as tecnologias disponíveis no contexto escolar contribuem para a construção de saberes na creche? Para tanto, defini o seguinte objetivo geral: analisar a relação entre tecnologias e infâncias (a partir das narrativas infantis) como contribuição na construção de saberes na infância no contexto escolar da creche. Já, os objetivos específicos são: Mapear o cotidiano escolar na construção de saberes das crianças do grupo 5; Observar no cotidiano das crianças como se dá a inserção e uso das tecnologias no contexto educativo na construção dos seus saberes; Verificar, a partir das narrativas das crianças, como se dá a relação entre construção de saberes e tecnologias no cotidiano escolar. Dialogamos com Levy, Hetkowsy, Junior, Sarmento, Cruz, Coscarelli, Macedo, Flick, dentre outros e a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com o Estudo de Caso como método, no qual os dispositivos da observação participante, pesquisa documental, narrativas infantis e diário multimodal são recursos de produção dos dados. Pesquisa em andamento.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade