PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS- UPT: POSSIBILIDADE DE ACESSO PARA ESTUDANTES DOS MEIOS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • ANA VITÓRIA PAIXÃO SILVA
  • MARCELO CUNHA NASCIMENTO
  • LÍDIA BOAVENTURA PIMENTA

Palavras-chave:

Inovação, Educação, UPT, Protagonismo

Resumo

As discussões acerca das práticas pedagógicas inovadoras vêm ganhando repercussões no cenário educacional. Tendo em vista que essas ações, já consolidadas por docentes, possuem uma fonte de aprendizagem numa perspectiva de mudança e de inovação, este relato de experiência teve como objetivo socializar projeto de intervenção em turmas do curso Universidade Para Todos (UPT), que promoveu a oportunidade de vivenciarem uma prática pedagógica inovadora. Tornando-os protagonistas deste fluxo, potencializando o desempenho desses alunos do ensino médio para além da sala de aula com a troca de conhecimentos entre eles e os monitores, fomentando caminhos dinâmicos e debates de conceitos e conflitos sociais, através de uma ação chamada pelos pesquisadores deste artigo, de Giro de Notícias. Foi adotada como metodologia a pesquisa participante, com plena participação do sujeito. Assim, este trabalho propõe reflexão quanto a mudanças na prática pedagógica do curso UPT, as quais visam oportunizar aos estudantes dos meios populares a possibilidade de acesso ao ensino superior.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade