A URBANIZAÇÃO E A LINGUAGEM MUSICAL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL

Autores

  • VITÓRIA LETÍCIA DE JESUS SOUSA
  • PRISCILA FABIANA SILVA CARVALHO GARCEZ
  • SIMONE SANTOS DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Urbanização, Música, PIBID

Resumo

O presente trabalho resulta de intervenções realizadas pelos bolsistas de Iniciação à Docência - ID, vinculado à ação do Ateliê de Educação Geográfica proposto pelo subprojeto “Educação Geográfica: Diversas linguagens, formação docente e Geografia Escolar”, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com financiamento pela CAPES, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, tendo como locus de realização de práticas docentes a turma do 2º ano D do Ensino Médio, turno vespertino, do Colégio Estadual de Biritinga, localizado no município de Biritinga (BA). A intervenção teve como objetivo a utilização da música para abordar o conteúdo geográfico de urbanização e esta atividade possibilitou aos bolsistas perceberem como o uso das diversas linguagens, neste caso a música, pode mobilizar os estudantes e promover aprendizagem geográfica. A intervenção permitiu identificar o nível de criticidade dos discentes acerca das aulas de Geografia e analisar como a música, enquanto dispositivo didático-pedagógico utilizado pelo professor, contribui para o aprendizado do ensino dos conteúdos geográficos. Para realização do trabalho, fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo a partir de levantamentos bibliográficos e levantamentos de dados coletados através de questionários aplicados após as intervenções com letras de canções nas aulas de Geografia. As intervenções possibilitaram afirmar que a música é um importante dispositivo didático-pedagógico no ensino e aprendizagem de diversos conceitos e temas da Geografia escolar e elas proporcionaram um importante espaço-tempo de formação para os bolsistas ID e de supervisão do PIBID no Território do Sisal.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade