PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES UNIVERSITÁRIAS EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, docência universitária, comunicação, totalidade.

Resumo

 O trabalho que aqui se apresenta identifica as percepções de professores universitários sobre a vivência da interdisciplinaridade nas práticas docentes deste nível de ensino e constitui um recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento que teve como objeto teórico de estudo a interdisciplinaridade e como objeto empírico o modo como esta está presente na docência de professores dos cursos de Ciências da Educação e de Pedagogia de uma Universidade Portuguesa e de uma Universidade Brasileira. Relativamente à fundamentação teórica, o estudo parte de duas concepções de interdisciplinaridade, a saber, a concepção histórico-dialética e a concepção a-histórica. No que diz respeito às opções metodológicas, a recolha de dados foi feita através de inquéritos por questionário de resposta aberta. As respostas a estes questionários foram tratadas pela técnica de análise de conteúdo e permitiram concluir, por um lado, que os professores reconhecem a necessidade de evitar processos e práticas interdisciplinares a-históricas mas, por outro, que existem vários fatores que dificultam a vivência da interdisciplinaridade no ensino universitário que precisam de ser ultrapassadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Gomes da Silva, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco - Brasil

Pós-Doutora e Doutora em Ciências da Educação. Mestra em Educação e Currículo. Licenciada em Pedagogia e em Letras. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Formação de Professores, Política e Gestão Educacional e do Grupo de Pesquisas: O lugar da interdisciplinaridade no discurso de Paulo Freire.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação -uma introdução à teoria e aos métodos. Colecção Ciências da Educação, nº 12. Porto: Porto Editora, 1994.

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994, pp. 53-57.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio. “Enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional” in: FAZENDA, Ivani C. Arantes (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1977.

JANTSCH, Ari Paulo e BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

LEITE, Carlinda. O currículo e o multiculturalismo no Sistema Educativo Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

LEITE, Carlinda. “Prefácio” a SILVA, Maria de Fátima Gomes da et al. (org.). Cultura, Práticas Educativas, Currículo e Gênero: a tessitura de um olhar multidisciplinar. 1ª ed. Recife : EDUPE, 2009

LENOIR, Yves. “Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e controlável”. In: FAZENDA, Ivani C, Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998, pp. 45-75.

L’ÉCUYER, René. Méthodologie de l’analyse développementale de contenu. Candá: Presses de l’Úniversité, 1990.

LOPES, ALICE CASIMIRO. “Por que somos tão disciplinares?”, ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.9, n.esp., out. 2008, p.201-212.

SILVA, Maria de Fátima Gomes da. Para uma ressignificação da interdisciplinaridade na gestão dos currículos em Portugal e no Brasil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Silva, M. de F. G. da, & Leite, C. (2018). PERCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A VIVÊNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DOCENTES UNIVERSITÁRIAS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Cenas Educacionais, 1(2), 13–27. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5677

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)