DIFICULDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: COM A PALAVRA, OS EDUCADORES

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Práticas Interdisciplinares.

Resumo

A complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação que estimule o pensamento e a ligação de saberes. A formação interdisciplinar promove o desenvolvimento de habilidades que auxiliam na resolução de problemas, ainda que os educadores apontem dificuldades do trabalho interdisciplinar na escola. Foram investigados 14 educadores por meio de duas entrevistas em grupo focal: sete professores de escolas públicas, três professores de escola privada, dois professores universitários, uma diretora e uma coordenadora pedagógica. As entrevistas foram videogravadas e transcritas e os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. A maioria dos educadores apontou a falta de formação interdisciplinar docente e a carência de planejamento coletivo como os maiores entraves à realização de práticas interdisciplinares nas escolas. Foram identificadas tentativas de ações interdisciplinares, mas os docentes assumiram não saber acerca da efetividade das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco - Brasil

Doutora em Educação. Mestra em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Licenciada em Pedagogia. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC). Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BERENGER, M. M.; ELLIOT L. G.; PARREIRA A. Grupo Focal. In: ELLIOT, L. G. (org). Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARMINATTI, B.; DEL PINO, J. C. Concepções dos professores da área das Ciências da Natureza acerca da construção da interdisciplinaridade no Ensino Médio Politécnico: a contribuição dos saberes docentes na realidade de duas escolas do norte gaúcho. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.20, n.2, p.103-125, 2015.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.

FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no ensino fundamental. In _________ (Org.) Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.

GOZZI, M. E.; RODRIGUES, M. A. Características da Formação de Professores de Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.17, p.423-449, 2017.

IVANITSKAYA, L.; CLARK, D.; MONTGOMERY, G.; PRIMEAU, R.. Interdisciplinary learning: Process and outcomes. Innovative Higher Education, v.27, n.2, 2002.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora, LTDA, 1976.

KLEIN, J. T. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: _____________ (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, p.7-32, 1999.

MORIN, E. Ciência com consciência. Trad.: Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

NEWELL, W. H.; GREEN, W. J. Defining and Teaching Interdisciplinary Studies. Heldred Publications: Washington, U.S.A, 1982.

OLIVEIRA, T. B.; CALDEIRA, A. M. de A. Colaborações de uma proposta de ensino e aprendizagem interdisciplinar e contextualizada sob a perspectiva de uma professora de biologia: possibilidades de elaboração e avaliação de um trabalho coletivo.Investigações em Ensino de Ciências (Online), v.19, p.541-551, 2014.

SHAW, G. L.; ROCHA, J. B. T. Tentativa de construção de uma prática docente interdisciplinar em ciências. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v.12, p.95-126, 2017.

SPELT, E. J. H. BIEMANS, H. J. A. TOBI, H. LUNING, P. A. MULDER, M. Teaching and Learning in Interdisciplinary Higher Education: A Systematic Review. Educ. Psychol. Rev., 21, nov., 2009.

STAMBERG, C. da S. A interdisciplinaridade e o ensino de ciências na prática de professores do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n.3, 2016.

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Shaw, G. S. L. (2018). DIFICULDADES DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA: COM A PALAVRA, OS EDUCADORES. Cenas Educacionais, 1(1), 19–40. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5152

Edição

Seção

Dossiê Temático