CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO HABITACIONAL EM UM ASSENTAMENTO DO MST

Autores

Palavras-chave:

MST. Thaba. Ensino profissionalizante. Autoconstrução. Mutirão.

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa defendida em 2010 no Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia; expõe contribuições do ensino profissionalizante promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba), da Uneb, para assentados do MST em Água Fria - BA, visando à autoconstrução das casas do assentamento. A metodologia compreendeu revisão bibliográfica, coleta e análise de dados de campo, utilizando leitura de documentos, grupos focais, entrevistas. As conclusões identificaram: impacto negativo da baixa escolaridade dos aprendizes na formação profissional; aprendizagem significativa dos assentados, verificada na transferência de saberes adquiridos em um para outro sistema construtivo, nos relatos de trocas de conhecimento com pessoas que não participaram dos cursos e na solução de problemas enfrentados na construção habitacional; educação para a cidadania ocorrida nos processos deliberativos entre os assentados; necessidade de agentes da sociedade civil atuarem junto aos assentados para dinamizar seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Maurício Santana Ramos, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestre em Educação e Contemporaneidade. Graduado em Arquitura e Urbanismo e em Música. Integrante do Grupo Laboratório de Multimeios na Expressão Gráfica (MULTGRAF) e do Grupo Laboratório de Habitação e Cidade (LabHabitar).

Referências

ABIKO, Alex Kenya; COELHO, Leandro de Oliveira. Mutirão habitacional: procedimentos de gestão. Porto Alegre: ANTAC, 2006.

ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Petropólis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm>. Acesso em: 13 set. 2010.

BARSAN, Elielson. Há vagas. Tribuna da Bahia. Salvador, 24 maio 2010. Cidades, Caderno C, p. 11.

BISPO, Vangilson Ferreira. História do Assentamento Menino Jesus. Digitado, não publicado. 2010

BORGES, Amadja Henrique; MEDEIROS, Cecília Marilaine Rego de Medeiros; CERQUEIRA, Maria Cândida Texeira de. Redesenhando com o MST o habitat da reforma agrária. In: Congresso Internacional Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social, 2010, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2010. Disponível em: <http://www.joaobn.com/chis/Artigos%20CHIS%202010/109%20-%20A.pdf >. Acesso em: 13 set. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Os sem-terra, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003.

MENEZES NETO, Antônio Júlio de. Além da terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.

RODRIGUES, Rosana Mara Chaves. O projeto pedagógico do MST: a intenção e o gesto. Dissertação (Mestrado). 2003. 127 f. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2003.

SOUZA JÚNIOR, Mauro Roque de. Educação na reforma agrária: uma proposta extensionista da Uneb para a Pronera. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia,

Salvador, 2006.

VIDAL, Fernando Edmundo Chermont. A autoconstrução e o mutirão assistidos como alternativas para a produção de habitação de interesse social. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,

Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Publicado

2018-07-14

Como Citar

Santana Ramos, J. M. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PARA AUTOCONSTRUÇÃO HABITACIONAL EM UM ASSENTAMENTO DO MST. Cenas Educacionais, 1(1), 149–184. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/5133

Edição

Seção

Dossiê Temático