DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO:UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Marilia dos Santos da Silva Paz, Avelar Luiz Bastos Mutim Bastos Mutim

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar as possibilidades e os desafios do fazer Educação Ambiental em escola do campo, tendo como lócus de estudo o Colégio Estadual Anativo do Sacramento, localizada no município de Sapeaçu. BA. A proposta então não é uma caracterização do meio rural ou uma descrição do que seriam em si escolas do campo. A proposta é tornar visível a importância da Educação Ambiental especificamente em escola do campo e investigar os desafios e as possibilidades disto acontecer, inclusive a partir de uma prática transversal. O texto está organizado buscando evidenciar a trajetória histórica e algumas percepções sobre a Educação Ambiental à luz de diferentes autores seguidos de algumas ponderações sobre a relação entre Educação Ambiental e educação do campo.  A pesquisa se apresenta conforme a caracterização qualitativa com estudo de caso dentro da linha exploratória. Para tanto, serão utilizados como instrumento de coleta de informações, acervo bibliográfico, análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas e análise dos dados. Apresentamos nesse texto resultados parciais da pesquisa, uma vez que a mesma se encontra em andamento. Até o momento, a pesquisa expõe os principais aspectos relacionados à Educação Ambiental e à Educação do Campo, bem como a importância do trabalhar a Educação Ambiental em escolas do campo. Além da analise documental realizada no PPP na escola investigada. Por fim, ao término desta averiguação, temos a intenção de construir uma cartilha sobre a temática discutida dirigida à escola pesquisada.


Palavras-chave


Educação Ambiental. Educação do Campo. Tema Transversal.

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