Filme e interculturalidade na sala de aula de língua inglesa

Autores

  • Laiz Munire Sales Costa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Língua e cultura, Interculturalidade, Competência intercultural crítica

Resumo

Com a internacionalização do inglês, sua influência atinge comunidades linguísticas onde esse idioma não é a língua materna. A globalização possibilitou que a língua se difundisse por todo o mundo. Nesse contexto, o professor de língua estrangeira, principalmente o de inglês, precisa dar suporte aos seus aprendizes para perceber e compreender as diferenças culturais de modo a desenvolver as competências linguística e cultural. Música, vestuário, filmes, valores e formas de comportamento são alguns exemplos de elementos difusores culturais. A associação de imagem e som nos filmes permite a observação de aspectos culturais e linguísticos, os quais podem ser trabalhados em sala de aula e servir como fator desencadeador da competência intercultural no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Ao elaborar as atividades, o professor necessita estar atento para perceber e saber explorar esses elementos tanto linguísticos, como culturais no seu planejamento para que os alunos percebam as diferenças de valores e comportamentos de outras culturas, habilitando-os a interpretar e compreender essas distinções. Os temas precisam propiciar a reflexão sobre a cultura estrangeira e a sua própria. Para tanto, é importante escolher o material adequado que possibilite a intervenção e reflexão do aluno, convidando-o a interagir e a emitir opiniões de forma crítica.

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Biografia do Autor

Laiz Munire Sales Costa, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA )na linha de pesquisa Estudos de Tradução Cultural e Intersemiótica.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

COSTA, L. M. S. Filme e interculturalidade na sala de aula de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 48–66, 2014. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/984. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

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SEÇÃO TEMÁTICA