Para além do quadro e do giz: multiletramentos no ensino de língua inglesa na contemporaneidade

Autores

  • Flávia Cristina Martins Oliveira Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Letramento, Multiletramentos, Ensino de língua inglesa, Métodos de ensino, Contemporaneidade

Resumo

Para fazer parte e transitar no mundo contemporâneo, é mister ter-se conhecimentos da língua inglesa, além de ser multiletrado em tecnologias digitais. Por isso, aprender inglês na contemporaneidade ocorre em todos os segmentos de ensino, tanto no regular quanto em cursos de idiomas. Mas assim como a escola, que luta para trazer e conciliar o uso dos multiletramentos digitais para a sala de aula, as metodologias no ensino de línguas também apresentam impasses para abraçar o processo de ensino-aprendizagem de forma multiletrada e digital. Foi essa inquietação que instigou o desenvolvimento desse trabalho. Esse estudo tem como objetivo geral descobrir se as metodologias para o ensino de línguas contemplam a formação de aprendizes de língua inglesa em multiletramentos digitais. Já os objetivos específicos são: a) cotejar as metodologias de ensino de inglês aos tipos de letramentos existentes e, b) como os multiletramentos digitais auxiliam no ensino de língua inglesa. Para a realização dessa pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de letramento autônomo, letramento ideológico, letramentos e multiletramentos, com o intuito de compreender e analisar tais construtos enviesados às metodologias de ensino de língua inglesa. A partir das concepções de língua e das técnicas que cada método ou abordagem pregam, uma análise foi feita, pontuando como o(s) (multi)letramento(s) digitais estão inseridos em tais contextos de ensino. Os resultados apontam que o letramento autônomo foi contemplado até a inserção do audiolingualismo, e que os multiletramentos e novas tecnologias surgiram com a abordagem comunicativa. Já os multiletramentos digitais são exigência do mundo de hoje, principalmente com o surgimento de cursos online e aplicativos digitais. Para concluir, o trabalho propõe sugestões de como introduzir o multiletramento em sala de aula para o ensino de língua inglesa, sempre pautados nos usuários de inglês que a escola pretende formar, cidadãos críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Martins Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Português e Inglês (UNITAU/SP); Pós-graduada em Língua Inglesa e Gestão Escolar (UNITAU/SP); Pós-graduada em Psicanálise; Mestra em Língua e Cultura (UFBA) e doutoranda em Língua e Cultura (UFBA). Atualmente é professora particular de Língua Inglesa.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BORGES DA SILVA, Simone Bueno. Contornos dos letramentos. Cad. CEDES, Ago 2013, vol.33, no.90, p.279-287.

BROWN, H. D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Prentice Hall, 2007.

COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning, Pedagogies: An International Journal, 4:3, 164-195. 2009.

FREIRE. Conscientização. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: paz e Terra, 17ª. Ed, 1987.

GRADDOL, D. The Decline of the Native Speaker. AILA Review 13, 1999, p. 57–68.

GRADDOL, D. English Next: Why Global English May Mean the End of English as a Foreign Language. London: British Council, 2006.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. Essex, England: Longman, 2001.

KLEIMAN, A. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In: A. B. Kleiman (org.). Os Significados do Letramento: uma Nova Perspectiva sobre a Prática Social da Escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras. pp. 15-61, 1995.

KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, 35(4). 2001.

LARSEN-FREEEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. New York: Oxford University Press, 1986.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Cazden, Courtney; Cope, Bill; Fairclough, Norman; Gee, Jim; et al Harvard Educational Review; Spring 1996.

PRENSKY, M. Digital Natives Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, nº 5, 2001.

ROJO, R. (Org.). Escola Conectada: os Multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

SILVA, M. W.; PAIVA, V. L. M. O: Papéis do Professor e do Aluno. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. Faça a Diferença: Ensinar Línguas Estrangeiras na Educação Básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as Muitas Facetas. Revista Brasileira de Educação. Jan./ Fev. /Mar. /Abr. 2004.

STREET, B. Os Novos Estudos sobre o Letramento: Histórico e Perspectivas. In: MARINHO, M. e CARVALHO, G. T. (orgs.) (2007). Cultura Escrita e Letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STREET, B. Letramentos Sociais: Abordagens Críticas do Letramento no Desenvolvimento, na Etnografia e na Educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

TANZI NETO, A. et al. Multiletramentos em Ambientes Educacionais. In: ROJO, Roxane (Org.). Escola Conectada: os Multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

OLIVEIRA, F. C. M. Para além do quadro e do giz: multiletramentos no ensino de língua inglesa na contemporaneidade. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 165–179, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/8237. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE