O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva pós-colonial

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Pós-colonialismo, Outremização, Oscar Wilde

Resumo

A crítica pós-colonial oferece uma ótica de análise que permite refletir, também a partir da literatura, como são retratados diferentes povos e nações envolvidos pelo Colonialismo e sua prática imperialista. A partir disso, podemos observar tanto textos literários que subvertem a lógica imperial, como textos que a reproduzem, analisando os aspectos desse contexto, tais como a outremização. Como a Inglaterra foi durante o século XIX o maior império colonizador do mundo, a literatura inglesa, principalmente deste período, por conseguinte, possui muitos reflexos desse cenário e serviu tanto para criticá-lo como para propagar a suposta superioridade dos ingleses. Diante disso, esta pesquisa analisa, através do viés Pós-colonial, a representação das relações coloniais presentes na obra O retrato de Dorian Gray, escrita pelo irlandês Oscar Wilde (1854-1900) e publicada em 1891, no final da Era Vitoriana. O principal objetivo é demonstrar como o narrador e as personagens apresentam marcas da mentalidade imperial e como a outremização influencia a descrição das personagens e dos espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Lacerda de Sousa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestranda em Letras na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Linha de pesquisa: Texto Literário, Crítica e Cultura. Graduada em Letras, Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande (2018).

Referências

BONNICI, Thomas. O Pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: Eduem, 2000.

_______________. Conceitos-chave da teoria Pós-colonial. Maringá: Eduem, 2005.

DIAS, Daise Lílian Fonseca. A subversão das relações coloniais em “O morro dos ventos uivantes”: questões de gênero. Campina Grande: EDUFCG, 2015.

MORETTI, Franco. Atlas do romance europeu: 1800-1900. Tradução Sandra Guardini Vasconcelos. São Paulo: Boitempo, 2003.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SPIVAK, Gayatri Chacravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TOLENTINO, Magda Velloso Fernandes. James Joyce e a formação da nação irlandesa: História, música e literatura no nascimento de uma nação. [Tese]. Belo Horizonte, 1999. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E5J45/1/tese_magdavelosofernandes.pdf>. Acesso em: 28 set 2019.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Tradução Oscar Mendes. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar Ltda, 1972.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

DE SOUSA, L. L. O Retrato de Dorian Gray sob a perspectiva pós-colonial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 33–52, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/7302. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE