Representações da realidade no Mito da Caverna, de Platão e Room (2015), de Lenny Abrahamson

Autores

  • Maíra Tiala De Araujo Santos Luz Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Realidade, Literatura, Representações, Mito da caverna

Resumo

O Mito da caverna, escrito por Platão há mais de dois mil anos, ainda traz reflexões atuais, servindo como base e inspiração para algumas obras, em sua maioria sendo uma reflexão filosófica, política e social, que foi a intenção do filósofo grego ao escrever sobre esse mito em seu livro A República. No entanto, considerou-se no mito a representação da realidade partindo da sua relação com a literatura. Por conseguinte, foi percebido na obra filmíca Room (2015) traços dialógicos com a obra de Platão. A partir disso, analisando as obras, pensou-se em como a realidade está sendo representada em ambas. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a partir do método comparatista, a representação da realidade no Mito da caverna de Platão e na obra fílmica Room (2015) de Lenny Abrahamson. Partindo dos pressupostos teóricos de Compagnon (1998) este artigo, através da pesquisa bibliográfico-documental, apresentará a relação entre literatura e realidade. Posteriormente, fará a análise das duas obras, para que se observe características relevantes entre as mesmas. E por fim, trará algumas interlocuções cinematográficas com o mito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Tiala De Araujo Santos Luz, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II. Sob a orientação do Prof. Dr. Manoel Barreto Júnior.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1971

COELHO, Cláudia S. A Caverna de Platão: Um diálogo entre filosofia e literatura. In: Revista Conhecimento Prático Literatura – nº 52. Editora Escala.

COIMBRA, R.A. Mimesis e litariedade: (esboço de um) percurso investigativo. Travessias (UNIOESTE. Online), v4, p.274-283, 2010.

COMPAGNON, Antoine. O Mundo. In: O demônio da teoria. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 95-135.

MADRID, D.M. Do Mito da Caverna de Platão às “novas prisões” do conhecimento enfrentadas na pós-modernidade: a necessidade da libertação. In: XXI Encontro Nacional do CONPEDI, 2012, Uberlândia- MG.

NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: história, teorias e crítica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

PLATÃO. A República. (Livro VII- O Mito da Caverna). 6° ed. Ed. Atena, 1956, p. 287-291

ROOM. Direção: Lenny Abrahamson. Produção: Ed Guiney, David Gross Roteiro: Emma donoghue. Intérpretes: Brie Larson, Jacob Tremblay, Sean Bridgers, Wendy Crewson. Música: Stephen Rennicks. [s.l]: A24, 2015. Aprox. 117 min. Disponível em: <http://megafilmes2.com/assistir-o-quarto-de-jack-room-hd-720p-legendado/>. Acesso em 25 de abril de 2017.

SO FILOSOFIA. Filmes: Matrix. Disponível em: http://www.filosofia.com.br/vi_filme.php?id=28>. Acesso em 01 de Junho de 2017.

WIKIPÉDIA. Matrix. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Matrix>. Acesso em 25 de Maio de 2017.

_________. The Island. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Ilha_(2005)>. Acesso em 25 de Maio de 2017

__________. The Truman Show. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Truman_Show>. Acesso em 01 de Junho de 2017.

__________. Vanilla Sky. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanilla_Sky>. Acesso em 01 de Junho de 2017

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

DE ARAUJO SANTOS LUZ, M. T. Representações da realidade no Mito da Caverna, de Platão e Room (2015), de Lenny Abrahamson. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 7, n. 2, p. 98–106, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4062. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE