O Mundo de Wakanda e seu rei: análises

Autores

  • Daniela dos Santos Damasceno Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Estereótipo, Heterotopia, História em quadrinhos, Representação, Super-herói negro

Resumo

Acerca da discussão da participação do negro nos diversos sistemas da sociedade, ainda há muitas trilhas possíveis. A arte dos quadrinhos pode servir como uma das trilhas, inclusive de artistas preocupados com as questões étnico-culturais. Muitos, negros ou negras ou não-negros, que refundam imaginários e personagens. Esta pesquisa consiste em um recorte temático de um projeto maior intitulado “Olhos de Pantera: o reino de Wakanda como heterotopia na contemporaneidade”. Nesta pesquisa, optou-se por analisar o super-herói Pantera Negra que, embora seja um dos mais influentes da Marvel, é pouco explorado: compreender o estereótipo sobre o negro e seu espaço ancestral a partir de representações de um super herói africano na HQ Black Panther: who is the Black Panther? (2014), de Reginald Hudlin e Romita Jr. A obra escolhida constitui o cenário da pesquisa. Os personagens negros da narrativa, em especial o super-herói Pantera Negra e o seu espaço ancestral, o denominado país fictício Wakanda, constituem-se como os principais sujeitos da mesma. Portanto, buscou-se respostas para as seguintes questões: Como a análise de obras como Black Panther: who is the Black Panther?, de Reginald Hudlin e Romita Jr, e outros textos a elas filiados, podem avultar reflexões acerca da ancestralidade, tradições e culturas negras? Sublinham a história factual de luta e desmistificam contemporaneamente a imagem de subalternidade dos negros? De que maneira é possível demarcar estereótipos do super-herói negro Pantera Negra como protagonista da HQ e do seu espaço ancestral Wakanda?. Para isto, recorreu-se a autores, como: Gianni Vattimo (1990), Michel Foucault (1984; 1988), Alex de Barros Cassal (2001), Pereira (2002), dentre outros que se fizeram pertinentes à compreensão de categorias conceituais e teóricas a saber: heterotopia, representação, herói, estereótipos como também para demais análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela dos Santos Damasceno, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus II. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UNEB. Orientada pelo Professor Dr. Silvio Roberto Oliveira. 

Referências

ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. O corpo negro e os preconceitos impregnados na cultura: uma análise dos estereótipos raciais presentes na sociedade brasileira a partir do futebol. Revista: Movimento, Porto Alegre, v.17, p. 265-280, out/dez de 2011.

ANFRAY,F. A civilização de Axum do século I ao século VII.In: MOKHTAR, Gamal. História geral da África II: África antiga.Brasília: UNESCO, 2.ed, p.376-397, 2010.

BORGES, Anderson. Escovar a história a contrapelo: uma reflexão sobre história e literatura em Beloved, de Toni Morrison. Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 1-11, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3744> Acesso em: 04/10/2016.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 10 ed, 1997.

CASSAL, Alex de Barros. A solidão do herói: prisão, clandestinidade, exílio e outros isolamentos no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: mimeo, 2001.

DAMASCENO, Daniela dos Santos. Fabulações da diáspora: análise de possíveis diálogos entre o romance “Os estandartes” (1995), de Aline França, e a HQ “Black Panther: who is the Black Panther?” (2014), do roteirista Reginald Hudlin e desenhista John Romita Jr. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 6, n.1, p. 21-35, 2016.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 8° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. De outros espaços. Conferencia (no Cercle d’études architecturales, 14 de março 1967), in Architecture, Mouvement, Continuité, n°5, outubro 1984.

HUDLIN, Reginald; ROMITA JR, John. Black Panther: who is the Black Panther?.Tradução de Caio Lopes, Dorival Vitor Lopes & Helcio de Carvalho. São Paulo: Ed. Salvat, 2014.

LEE, Stan; KIRBY, Jack. Fantastic Four: the Black Panther. Ed: Marvel comics, v. 1, #52,1966.

PEREIRA, M. E. Psicologia social dos estereótipos. São Paulo, SP: EPU, 2002.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Barcelona, Paidós, 1990.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

DAMASCENO, D. dos S. O Mundo de Wakanda e seu rei: análises. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 7, n. 2, p. 51–71, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/4019. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE